Divulgados alunos pré-selecionados para fase final do Parlamento Jovem Brasileiro

2 de julho de 2019 - 17:34 # # # # #

Ascom Seduc

Elaborar um projeto de lei para o seu país, tendo como base as necessidades observadas e, a partir dessa realidade, propor uma solução. Ao todo, 12 alunos da rede pública estadual irão concorrer a uma das vagas para o Parlamento Jovem Brasileiro 2019 e terão a oportunidade de expor suas ideias. Os estudantes estão na lista de pré-selecionados estaduais do programa. O resultado final será divulgado no dia 6 de agosto próximo.

Promovida pela Câmara dos Deputados, a ação é desenvolvida em duas etapas: estadual e final. Após as inscrições, a Secretaria da Educação (Seduc) realiza uma pré-seleção dos melhores projetos recebidos no estado, com base em critérios pré-definidos pelo programa. O resultado é encaminhado à Câmara, que promoverá a etapa final, ocasião em que 78 jovens de todos os estados brasileiros e do DF serão selecionados para compor a bancada de deputados jovens em uma jornada parlamentar que ocorrerá em Brasília, entre os dias 22 e 27 de setembro de 2019. Um total de três vagas será disponibilizado para o estado do Ceará.

Em 2019, a Seduc recebeu 54 projetos de lei inscritos por estudantes de diversas escolas estaduais cearenses. A coordenadora estadual do PJB na Secretaria, Ana Cristina Souza, destaca o esforço e a dedicação dos alunos para participar do processo seletivo e da elaboração do projeto de lei. “É uma alegria saber que existem jovens que, com ideias criativas e força de vontade, estão dispostos a transformar esse mundo em um local melhor para se viver coletivamente”, observa.

Parlamento Jovem Brasileiro (PJB)

Criado em 2003, o PJB permite que os estudantes de ensino médio vivenciem na prática, por uma semana, o trabalho dos deputados federais, elaborando projetos de lei e debatendo na Câmara Federal temas de grande importância para o país. A realização de todas as etapas do programa conta com parceria das Secretarias Estaduais de Educação de todo o Brasil e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Confira a relação dos alunos pré-selecionados: alunos_pre_selecionados_parlamento_jovembrasileiro

Mais informações: PJB (https://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-institucionais/educacao-para-a-cidadania/parlamentojovem)