Professores da rede pública estadual cearense são selecionados para formação nos Estados Unidos

8 de julho de 2019 - 16:52 # # # # #

Ascom Seduc

O professor de Língua Inglesa Victor Almada, da rede pública estadual do Ceará, está entre os 14 cearenses aprovados na seleção do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa (PDPI). Esse curso levará professores de escolas públicas de todo o Brasil para os Estados Unidos por um período de seis semanas, entre julho e agosto de 2019. O educador participará do programa na Universidade Estadual do Kansas, localizada em Manhattan, Kansas nos Estados Unidos.

Este programa é resultado de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com a Fulbright, responsável pelo Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do Governo dos Estados Unidos da América. Para participar do PDPI, entre outros requisitos, o candidato deve ser professor concursado, com estágio probatório concluído e estar ministrando, no ato da inscrição e até a implementação da bolsa, aula de língua inglesa na rede pública estadual, municipal ou distrital de educação básica.

Professor de Língua inglesa há 12 anos e, desde 2014, efetivo da rede pública estadual, Victor também exerce a função de Professor Diretor de Turma na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Padre Guilherme Waessen. Leciona ainda na Escola de Ensino Médio (EEM) Prof. Otávio Terceiro de Farias. Em 2017, atuou no Liceu de Caucaia, quando realizou um projeto de Canto Coletivo em Língua Inglesa, experiência que serviu de base para sua dissertação de Mestrado, concluída em 2018.

“Quando soube pelo site da Seduc que as inscrições para este programa estavam abertas, não pensei duas vezes em me inscrever, pois já namorava o programa há muito anos. Contudo, devido ao casamento, probatório de concursos, nascimento das filhas e ao mestrado, acabei adiando esse sonho de estudar ou me capacitar fora do país”, explica o professor.

O Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI) oferece até 486 bolsas para curso intensivo de seis semanas em uma universidade nos EUA. São três modalidades de curso: Desenvolvimento de metodologias, Aprimoramento em inglês – Intermediário II e Aprimoramento em inglês – Intermediário I. As despesas serão custeadas pelas entidades. A Secretaria da Educação (Seduc) liberou os professores no período de realização do curso.

Victor cursará a modalidade Intermediário I e diz que depois de passar por uma seleção de proficiência (Toefl ITP) e obter a classificação para o programa, sente-se realizado. “Estudar fora do país com tudo pago é um sonho para muitos e nós, professores cearenses que conseguimos, estamos de parabéns”.

Victor Almada sonha em viajar para os Estados Unidos desde a adolescência. “Foi quando me apaixonei pela língua inglesa, mas via como um sonho quase impossível de acontecer, pois quando jovem não tinha dinheiro e nem expectativa para tal feito”, destaca.

Confira os professores que irão participar da formação.