Governo do Ceará e associações de catadores firmam parceria para coleta seletiva nos órgãos públicos estaduais

10 de julho de 2019 - 10:30

O Governo do Ceará e nove associações de catadores habilitadas para fazer a coleta seletiva de resíduos no âmbito da administração estadual assinam, nesta quinta-feira (11), o Termo de Compromisso Coleta Seletiva Solidária. O evento será às 9 horas, no auditório Cariri/ Inhamuns, da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).

No último dia 26 de junho foi realizado um sorteio público para definir quais secretarias ou órgãos seriam atendidos pelas nove associações habilitadas no processo. “Os próprios catadores adotaram critérios como a distância e a logística, permitindo, assim, que a segregação e a coleta dos resíduos seja o mais eficiente possível e os resíduos tenham destinação correta”, explica André Pereira, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes) da SEMA.

Assinam o termo de compromisso com as organizações de catadores habilitadas a Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv); Casa Civil; Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (Sedet); Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH); Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece); Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA); Secretaria da Educação (Seduc); TV Ceará; Polícia Civil e a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS).

Coleta Seletiva Solidária

A Coleta Seletiva Solidária foi instituída pelo Decreto Estadual 32.981, de 21 de fevereiro de 2019. Visa a criação de processos que contribuam para o correto descarte de resíduos sólidos, bem como contribuir para a implantação da coleta seletiva nos diversos órgãos da administração estadual, além de promover a inclusão social e renda para os catadores de materiais recicláveis, associados e ou cooperados.

As associações de catadores habilitadas no Coleta Seletiva Solidária sõ: Associação dos Agentes Ambientais Rosa Virgínia; Associação de Catadores e Recicladores (ACRQ) de Quixadá; Associação dos Catadores de Resíduos Recicláveis de Morada Nova; Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Russas; Associação Viva a Vida; Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Serviluz (Brisamar); Sociedade Comunitária de Reciclagem de Lixo do Pirambu (Socrelp); Associação de Catadores(as) de Materiais Recicláveis Raio de Sol e a Associação dos(as) Catadores(as) do Jangurussu (Ascajan).

Serviço:

Assinatura do Termo de Compromisso Coleta Seletiva Solidária

Data: 11 de julho de 2019 (Quinta-feira)

Horário: 9h

Local: Auditório Cariri/ Inhamuns, da Secretaria do Planejamento e Gestão – SEPLAG

Endereço: Centro Administrativo do Cambeba – Av. Ministro José Américo, S/N, Cambeba, Fortaleza.