Secretaria das Cidades implantará projeto de inclusão social e produtiva entre catadores de Fortaleza

11 de julho de 2019 - 10:28 # # # #

Ascom Secretaria das Cidades

A Coordenadoria de Saneamento (Cosan), da Secretaria das Cidades do Ceará, iniciou a implantação do Projeto de Inclusão Social e Produtiva dos Catadores de Fortaleza em Redes Solidárias do Ceará. A primeira reunião técnica foi realizada na quarta-feira (10), no auditório da Secretaria de Planejamento (Seplag). O encontro, já realizado em outros 93 municípios cearenses, tem o objetivo de iniciar o desenvolvimento de um conjunto de ações de capacitação, formalização e regularização desses profissionais.

“Esse primeiro momento reuniu representantes da gestão municipal, estadual e catadores em uma roda de conversa para colher experiências sobre a coleta seletiva em andamento na capital. Posteriormente, desenvolveremos as próximas etapas, chegando a promover capacitação sobre liderança, autoestima, direitos e gerenciamento de negócios, além de oportunizarmos a formalização e regularização de associações para esses catadores”, explica o secretário executivo de Saneamento, Paulo Henrique Lustosa.

Durante o Projeto, estão sendo implementadas outras ações e políticas relacionadas a coleta de resíduos sólidos, como: a construção de aterros sanitários no estado do Ceará, o apoio à implantação de consórcios intermunicipais para destinação final dos resíduos, a implantação dos sistemas integrados de gestão no Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú, entre outros.

Com meta estipulada para atender mais de 1.300 catadores em 94 municípios de 9 regiões do Estado, todas as ações citadas são de responsabilidade da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará, em parceria com gestões municipais e com a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Astef).