Semace faz cadastro ambiental de pequenos proprietários na Expocrato

15 de julho de 2019 - 14:29 # # #

Alberto Perdigão - Ascom Semace

Pequenos proprietários rurais podem fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR), durante a 86ª edição da Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato), no Cariri. O serviço começou a ser prestado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), nesta segunda-feira (15), no estande da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). O atendimento é feito por pessoal especializado, de forma gratuita, e segue até sexta-feira (19).

O serviço é para donos ou posseiros de áreas de até quatro módulos fiscais. A propriedade pode estar localizada no Cariri ou em outras regiões. Para fazer o CAR, o interessado deve ir ao estande da SDA, de 8 às 17 horas, com documentos pessoais e o “papel” da terra. Depois de localizar a propriedade e responder algumas perguntas, é emitido o recibo do CAR, que é exigido pelos bancos oficiais para a tomada de empréstimos da agricultura familiar.

“A gente propôs este local de atendimento dentro da feira para atender o maior número de pessoas e divulgar mais a informação de que o atendimento segue normalmente, em todo o Estado”, afirmou a supervisora do CAR, Marcela Mendonça. “Como é uma feira muito visitada pelo nosso público, que são os agricultores da agricultura familiar, a gente resolver facilitar para que eles não precisem ir até uma base para ser atendido”, completou.

Onze pontos fixos de atendimento são mantidos pela Semace, em todo o estado, desde dezembro de 2017. São atendidos no cadastramento os pequenos proprietários de 109 municípios medidos pelo Idace. Os postos mantidos pela Semace estão localizados em Crato, Brejo Santo, Tauá, Iguatu, Crateús, Limoeiro do Norte, Beberibe, Canindé, Quixeramobim, Itapipoca e Sobral. Mais informações pelos telefones (85) 3101.5546 e 3264.8117.