XVI Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino 2019 começa nesta quinta (18), em Quixeramobim

15 de julho de 2019 - 14:36 # # # #

Ascom Secult

De 18 a 21 de julho, a partir das 18h, a Praça da Igreja Matriz de Quixeramobim, no Sertão Central, recebe a maior festa junina do Ceará. No total, 21 quadrilhas participam do XVI Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino 2019: quatro de Fortaleza, duas de Tabuleiro do Norte e dos municípios de Ibaretama, Itatira, Maracanaú, Pentecostes, Iguatu, Icapuí, Redenção, Parambu, Sobral, Nova Russas, Altaneira, Camocim, Croatá, Juazeiro do Norte e Horizonte.

Com o tema “O Sertão vai virar mar, no coração do Ceará”, o Campeonato é o evento de culminância dos festivais regionais de quadrilhas juninas apoiados no XXI Edital Ceará Junino 2019, da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), realizado em parceria com o Instituto Assum Preto. As quadrilhas juninas participantes concorrem ao título estadual, consolidado como o maior reconhecimento do Estado para o movimento junino. O resultado será anunciado no domingo (21), no encerramento do evento.

“Entre chitas e paetês, jovens, crianças e idosos integram um mar de cores que celebra uma das maiores manifestações da cultura popular do Estado do Ceará e do Brasil. A realização dos ciclos dos festejos juninos representa não somente a expressão de ritos e costumes tradicionais, mas seu diálogo com as novas gerações, a composição de um espaço de visibilidade das produções artísticas e a valorização do patrimônio imaterial cearense”, afirma Alênio Alencar, Coordenador de Patrimônio Cultural e Memória (Copam) da Secult.

Para comemorar os 21 anos do Ceará Junino, após 13 anos o evento volta a ser realizado no interior do Estado, no coração do Sertão cearense. A decisão da Secult atende ao desejo dos agentes do movimento junino de fazer a itinerância do Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas e tem como objetivo interiorizar as políticas públicas de cultura. O Campeonato Estadual do Festejo Ceará Junino conta com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Quixeramobim e com o apoio das entidades que compõem o Comitê Gestor Ceará Junino.

O Campeonato Estadual do Ceará Junino será uma oportunidade de apreciar os maiores encantos das festas juninas no berço de Antônio Conselheiro e Fausto Nilo. Quixeramobim reserva atrações turísticas e culturais que surpreendem seja pelo seu patrimônio cultural material e imaterial, ou, pelos seus recursos naturais formados por trilhas, monólitos e sítios arqueológicos com inscrições rupestres. O município é o segundo maior centro urbano do Sertão Central e tem como padroeiro Santo Antônio, um dos santos do ciclo junino, sendo a sua festa em alusão ao santo, a segunda maior do Estado. E, naturalmente com o Festejo Ceará Junino, terá uma das maiores festas juninas do Brasil.

Vila Cenográfica Antônio Conselheiro

O XXI Festejo Ceará Junino terá uma programação diversificada e voltada ao público de todas as idades. A Praça da Igreja Matriz de Quixeramobim irá abrigar a Vila Cenográfica Antônio Conselheiro, que disporá durante os quatro dias de evento de feira de artesanato e gastronomia, brincadeiras, apresentações artísticas e culturais, além dos espaços temáticos Mestra Mazé Convida e Vitrola Junina Mestre Piauí. Todas as atividades são abertas ao público, com entrada franca.

Todos os dias, para abrir e celebrar as manifestações do ciclo junino, haverá apresentações artísticas na Arena O Sertão Vai Virar Mar. Na quinta-feira, antes da abertura solene do evento, terá Cortejo Junino seguido de apresentação do Boi Pai do Campo, de Limoeiro do Norte, e da Quadrilha Infantil Luar do Sertão, de Quixadá. Na sexta, se apresentam a Força Jovem, do Assentamento Monte Alegre, em Tamboril, e a Banda de Lata Criança Feliz, do Assentamento Recreio, em Quixeramobim.

Sábado quem encanta o público é a Quadrilha Infantil Brilho Junino, do Assentamento 25 de maio, em Madalena, e o Grupo Parafolclórico Fulô do Sertão, de Senador Pompeu. No domingo, o Boi Coração Mestre Piauí, de Quixeramobim, abre os festejos do último dia de apresentações, seguido da Quadrilha Infantil Seu Zezinho, de Alto Santo.

Todas as noites o evento contará com a presença dos Mestres e Mestras da Cultura, no Espaço Mestra Mazé Convida, em que a mestra Mazé, da cultura junina, dialoga com vários mestres convidados. No Espaço Vitrola Junina Mestre Piauí, de quinta a sábado o público desfrutará de um DJ discotecando com vinis de músicas regionais. No palco principal, haverá shows de Farra da Morena, na quinta, Luís Paulo e Lívia Mara, na sexta, e Lívia Mara e Caio Brito, no sábado. No domingo haverá o tão esperado encerramento com a divulgação das vencedoras do XVI Campeonato Estadual de Quadrilhas do Festejo Ceará Junino.

O XXI Festejo Ceará Junino é uma realização do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), com produção do Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente e Assum Preto Produções e apoio da Prefeitura Municipal de Quixeramobim.

Serviço:

XVI Campeonato Estadual do Festejo Ceará Junino

Local: Praça da Igreja Matriz de Quixeramobim – CE

Data: 18 a 21 de julho

Horário: a partir das 18h

Programação gratuita. Acesso livre.