Bombeiros dão dicas sobre os perigos do mar – correntes de retorno

16 de julho de 2019 - 14:31 # # #

Ascom Corpo de Bombeiros

equipe de bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ª CSMAR/BBS) na pessoa do seu comandante, o capitão Chailon, discorre sobre dicas sobre os perigos do mar, onde um tema recorrente tem sido as correntes de retorno, principalmente na Praia do Futuro, área de atuação da (1ª CSMAR/BBS).

bombeiros em ação na praia

A corrente de retorno se trata de um canal que adentra o mar puxando o banhista, o canal tem uma aparência tranquila quase sem ondas isso devido sua maior profundidade, o que termina sendo um atrativo para os frequentadores. A recomendação é de evitar o local, por isso é feito a sinalização com as bandeiras vermelhas, caso seja pego por uma corrente de retorno, procure manter-se tranquilo e nadar de modo paralelo à praia até o banco de areia, conforme a imagem ressalta o capitão Chailon.

banner esclarecendo o funcionamento das correntes de retorno

Aos banhistas recomendamos observar as placas e bandeiras, bem como, ficar próximo a um posto de nossos guarda-vidas. Caso necessário, 193 o telefone que salva, a ligação é gratuita.