Estande da Urca na ExpoCrato “abre as portas para o futuro”

16 de julho de 2019 - 11:31 # # # # #

Elizangela Santos Texto
Nivia Uchoa Fotos

Com o tema “A Urca abrindo portas para o futuro”, a Universidade Regional do Cariri recebe milhares de visitantes em seu estande na ExpoCrato, até o próximo dia 21, levando ao Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti a sua história, os resultados nas diversas áreas obtidos pela Instituição, além das ações de extensão, o seu raio de ação atualmente e o grande público que vem sendo assistindo pela Universidade. De forma interativa, os participantes têm a oportunidade de conhecer dados importantes sobre a instituição e sua importância para o Cariri e o seu desenvolvimento.

“Urca abrindo portas para o futuro” faz referência aos cursos e serviços que a universidade oferece e a qualidade do ensino, tendo em vista que é reconhecida com uma das melhores do Ceará. Estes requisitos são portas para que os alunos conquistem espaços importantes no mercado de trabalho. Na abertura oficial do estande, no último domingo (14), o espaço foi visitado pelo governador em Exercício, deputado José Sarto, acompanhado do reitor Francisco do Ó Lima Júnior, e o vice-reitor Carlos Kleber Nascimento Oliveira.

Segundo a Pró-reitora, Professora Sandra Nancy Freire, este ano o objetivo principal foi apresentar a Urca através de ações que constam no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), reunindo dados importantes da universidade, por meio dos estudantes, professores e servidores. “A importância disso tudo é que quem visita o estande, pode ter uma ideia do que vem sendo realizado no âmbito da pesquisa, do ensino e da extensão”, explica.

Cada visitante pode perceber pela visualização das imagens, gráficos e mapas, o raio de atuação geoeducacional da Urca em 106 municípios, além dos núcleos, laboratórios, programas, projetos e cursos oferecidos tanto de graduação como de especialização, mestrado e doutorado. Se torna mais fácil ainda entrar nesse universo, através dos monitores e professores que permanecem no local, para atender ao público participante da ExpoCrato, com demonstrações das atividades vivenciadas pelos núcleos, por meio de monitores e professores.

Projeção no cenário nordestino

O objetivo deste trabalho é projetar as atividades desempenhadas pela instituição, por meio de imagens reveladoras do impacto de suas ações na sua área de atuação, como polo irradiador do conhecimento e da cultura do Cariri, na transformação da sociedade. Além disso, é destaca a luta empreendida ao longo dos anos de atuação da universidade, desde a década de 60, com uma luta pela criação da instituição de ensino superior regional. São mais de três décadas levando conhecimento e desenvolvimento à sociedade caririense e seu território, com atuação nos estados do Ceará, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

A maior universidade do interior do Estado cearense possui na sua estrutura um geoparque  (Parque Geológico do Araripe) reconhecido pela Unesco, tem 10.555 alunos matriculados na graduação, 810 atendidos em cursos de Pós-Graduação Latu Sensu e 234 em 13 cursos de Pós-Graduação Strictu Sensu.

A Urca ainda conta com equipamentos de extrema relevância para os estudos da paleontologia, como o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, com acervo de mais de cinco mil fósseis, além de reserva técnica, rádio universitária, Ginásio Poliesportivo, a gráfica histórica, Lira Nordestina, centro difusor da literatura de cordel e da xilogravura, além de importantes projetos desenvolvidos através dos que fazem a primeira universidade do Cariri.