Unidades prisionais do Ceará recebem visita técnica do Departamento Penitenciário Nacional

16 de julho de 2019 - 17:26 # #

Ascom SAP

 

A Secretaria da Administração Penitenciária recebeu, nos dias 15 e 16 de julho, visita técnica do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). A Comissão conheceu, detalhadamente, o sistema de monitoramento eletrônico, as salas de aula das unidades, os projetos práticos de capacitação profissional, a força de trabalho e a sensação a consolidação da segurança nos complexos que compreendem o sistema prisional.

O diretor de políticas penitenciárias, Sandro Abel Barradas; a coordenadora-geral de Cidadania e Alternativas Penais, Susana Inês de Almeida, e a coordenadora geral de gestão, Liliane Vieira foram os integrantes do Departamento na visita. Além deles, autoridades do governo do Estado do Maranhão e do Piauí também estiveram presentes. Na manhã desta segunda, 15, a programação incluiu reunião de apresentação dos trabalhos da gestão, as instalações da SAP.

Durante a reunião, o secretário executivo Maiquel Mendes destacou a mudança de pensamento como ferramenta de transformação do sistema. “Muita gente pensa que os procedimentos de segurança realizam o trabalho sozinho, mas a educação, o trabalho e a capacitação são grandes ferramentas de melhoria do sistema prisional. Ocupar o tempo e a mente dos internos com algo positivo é o que pode transformar realidades, e isso precisa ser priorizado por todos nós que representamos o Estado”, comenta. Além da apresentação, as autoridades trocaram experiências sobre as realidades em outros estados, tendo sempre o Ceará como referência.

A coordenadora-geral de Cidadania e Alternativas Penais, Susana Inês de Almeida, avaliou positivamente o envolvimento dos gestores nas unidades prisionais. “Percebo um movimento interessante para além do controle, das regras e da segurança. Aqui nós também presenciamos assistências sendo prestadas aos internos, o que talvez devesse ser feito com mais volume do ponto de vista preventivo nas ruas”, destacou.

Ela também reiterou a mudança de cenário no Estado. “A mudança no Ceará é nítida. Coisas realizados no Estado já são replicadas pelo Depen. É mais um incentivo para multiplicar e fomentar em outros estados”, afirmou coordenadora.

Entre a tarde de segunda-feira (15) e a manhã desta terça-feira (16), a Comissão também visitou as unidades Cepis, IPPOO2, Sobreira e IPF. Os integrantes puderam conhecer, na prática, tudo que foi apresentado anteriormente pelos gestores da SAP.

O coordenador especial da Administração Penitenciária, Alexandre Leite, ressaltou a importância da visita do Depen nas unidades. “É fundamental que as autoridades públicas do Brasil inteiro conheças as grandes transformações que estamos realizando no Ceará. Hoje o sistema carcerário cearense é seguro e caminha, a passos largos, para uma completa lógica de ressocialização”, atesta.