Hospital Waldemar Alcântara promove encontro para fortalecer cuidadores de pacientes domiciliares

17 de julho de 2019 - 15:56 # # #

André Cavallari - Ascom HGWA

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da rede pública do Governo do Ceará, promove mensalmente um encontro para os cuidadores de pacientes do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), no próprio hospital. É um momento precioso de cuidado com aqueles que cuidam dos pacientes que são atendidos em casa.

O objetivo do encontro é fortalecer os cuidadores, que são verdadeiros parceiros do hospital no cuidado com os pacientes. Itala de Brito Oliveira, terapeuta ocupacional do Waldemar Alcântara, é a idealizadora desses encontros mensais do SAD, que já acontecem desde 2015.

“Quando entrei no SAD percebi que os cuidadores estavam muito adoecidos, então pensamos em estratégias pra fortalecer os cuidadores, psicológica e fisicamente. Eles ficam 24h pensando nos pacientes. Nosso primeiro encontro aconteceu com quatro cuidadores e hoje temos uma média de 25 pessoas. Na programação especial de fim de ano que realizamos tivemos quase 150 cuidadores”, afirma Itala.

Trabalho integrado

A equipe de terapia ocupacional trabalha em conjunto com a equipe de psicologia do HGWA na promoção dos encontros. Um dos objetivos é fazer com que os cuidadores tenham a percepção de que são importantes neste processo. Estando bem, eles podem ajudar ainda mais os pacientes.

“É como a máxima da máscara de oxigênio no avião. Sempre somos orientados que primeiro temos que colocar a nossa, para depois ajudar a pessoa do lado. E os cuidadores precisam estar bem para cuidar dos outros”, completa Itala, terapeuta do hospital.

Os encontros também têm um viés técnico, com dicas de como melhorar o cuidado com os pacientes. São realizadas palestras e rodas de conversa com conselhos de profissionais a respeito de sonda, higiene oral, uso de medicamentos, cuidados paliativos, dentre outros assuntos.

Maria do Socorro é filha de José dos Santos, que há dois anos é atendido pelo Serviço de Atendimento Domiciliar do Waldemar Alcântara. Ela é presença certa nos encontros para os cuidadores.

“Tem dois anos que participo das reuniões e é maravilhoso. Vivemos nessa tensão, muitas vezes ficamos deprimidos e sem esperança. Mas eu amo a reunião e me sinto muito bem. Elas são um complemento que nos fortalecem”, afirma Socorro.

SAD no Hospital Waldemar Alcântara

O HGWA conta hoje com 189 pacientes no Serviço de Atendimento Domiciliar, sendo 30 no PAVD (Programa de Assistência Ventilatória Domiciliar). O hospital já conta com esse serviço desde 2003. Os cuidadores recebem o convite para participar das reuniões mensais juntamente com o prontuário do paciente. Caso haja óbito, ainda assim o cuidador pode continuar frequentando os encontros, para se preparar para uma nova rotina sem o paciente.