Sesa reúne gestores em primeira etapa do programa de modernização da Saúde

17 de julho de 2019 - 16:27 # # # #

Fátima Holanda - Ascom Sesa Texto e Fotos

 

A semana iniciou com diferentes atividades para planejamento e execução de uma nova metodologia na área da saúde. Cento e oitenta gestores da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) participaram da Oficina de Planejamento Estratégico da Sesa 2019-2023, na segunda e terça-feira, 15 e 16 de julho, em Fortaleza.

“Equidade é um processo bem planejado e bem projetado, quer dizer responsabilidade na aplicação dos recursos, conhecimento e inovação. O engajamento de todos é ponto principal”, declarou o secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

Durante a oficina, os gestores foram estimulados a atividades de elaboração de estratégias, diagnóstico dos desafios e reflexão sobre soluções. Tudo focado na satisfação dos usuários e trabalhadores do Sistema Único da Saúde (SUS). “Felicidade, compromisso, dedicação, equipe, engajamento e compartilhamento”, destacou Dr. Cabeto, sobre a atuação dos gestores nesse novo momento.

Houve dinâmicas para discussão de casos, onde os profissionais de saúde faziam trabalhos com foco na melhoria da gestão da saúde e do acesso para os usuários do sistema. “Legitimidade é o processo que faz as coisas acontecerem, e vocês são legítimos nesse processo”, afirmou o secretário.

O encontro reuniu gestores do Nível Central, hospitais, unidades ambulatoriais, SAMU 192 Ceará, Coordenadorias Regionais de Saúde, Escola de Saúde Pública e Conselho Estadual de Saúde (Cesau).

Reconhecimento

O planejamento estratégico é o começo de um processo que também envolve reconhecimento, especialmente dos profissionais que trabalham na Saúde. Dr. Cabeto ressaltou a importância do diálogo, de conhecer e sentir-se parte da Secretaria da Saúde do Ceará. A exemplo, parabenizou à servidora Vera Coelho, especialista em Saúde Pública e Planejamento em Saúde.

“O cargo da Dra. Vera Coelho é o conhecimento, que é insubstituível e está acima de qualquer coisa. A capacidade e a simplicidade dela de dialogar e ensinar. Ela representa muito da cultura da Sesa”, enfatizou.

Propósito

A oficina de planejamento estratégico é a primeira etapa do Programa de Modernização da Gestão da Sesa. A proposta do programa visa contribuir para o bem-estar e a felicidade das pessoas. É baseado no resultado centrado no cidadão, humanização do atendimento, valorização das pessoas, transparência, conhecimento e inovação.