Campanha “Um dia no Parque” incentiva visitação às unidades de conservação

19 de julho de 2019 - 15:53 # # #

Ascom SEMA

Neste domingo, dia 21 de julho, seis unidades de conservação (UCs) estaduais, sob a gestão da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), participarão da campanha Um Dia no Parque 2019. Idealizada pela Rede Pró UC em parceria com a Coalização Pró-Unidades de Conservação e inspirada na National Parks Week, dos Estados Unidos, a iniciativa convida as pessoas para usufruírem de um dia agradável de lazer, educação ambiental e conscientização.

Para Artur Bruno, titular da SEMA, aproximar o cidadão dos parques é fundamental. “Promove conhecimento e valorização das áreas verdes, que além do valor paisagístico, estocam carbono e evitam a emissão de gases de efeito estufa, contribuindo para minimizar a atual crise climática”, disse. O Governo do Estado do Ceará, por meio da SEMA, administra 26 unidades de conservação estaduais. Saiba mais no site.

Os parques estaduais Botânico, em Caucaia, Cocó, em Fortaleza, Sítio Fundão, no Crato, a Área de Proteção Ambiental (APA) Bica do Ipu, no município de Ipu, a APA da Serra de Baturité , no Maciço e a Área de

Relevante Interesse Ecológico (Arie) Sítio Curió, na Lagoa Redonda, em Fortaleza, planejaram e desenvolveram atividades voltadas para participar da campanha Um Dia no Parque 2019.

Segundo George Feijão, gestor do Botânico, além do Projeto Viva o Parque, que já acontece todo domingo, o visitante vai ter a oportunidade de conhecer o acervo do Museu do Meio Ambiente, o Orquidário, o meliponário e caminhar pelos 6 km de trilhas guiadas. “Na Sala Verde serão ministradas oficinas de compostagem e plantio de mudas, e de contação de história também”, relata. As atividades começam às oito da manhã e encerram ao meio dia. Quem for ao Botânico vai ganhar mudas. O parque fica em Caucaia, na CE-090.

A programação do Parque Estadual do Cocó começa cedo, às 7h, com o projeto Viva o Parque e com mais uma edição do #VemPassarinharNoCocó. A coordenadora de Educação Ambiental, Cecília Licarião, fez questão de destacar que a campanha nacional Um Dia no Parque “estimula a curiosidade das pessoas sobre áreas protegidas” e “exatamente” por isso ela programou a atividade de observação de aves.

As crianças que visitarão o Cocó, neste próximo domingo, vão pintar. Não é o sete! Vão pintar espécies faunísticas do bioma Caatinga e que também são encontradas no Parque Estadual do Cocó. “Será uma forma lúdica de apresentar aos pequeninos as nossas espécies”, disse a educadora ambiental. “Enquanto pintam, eles apropriam-se da identidade da fauna existente na área protegida considerada o maior parque urbano do Nordeste”, encerra.

“Na Arie do Sítio Curió, a programação estará atrelada ao Viva o Parque”, informa a gestora Izaura Lila. “Neste domingo, o nosso objetivo é conversar com as pessoas, fazer educação ambiental e trazê-las para dentro da UC”. Segundo Lila, o mais importante é divulgar a ARIE Sítio Curió como um espaço público para lazer e contato com a natureza. “Vai ter slackline, o esporte de equilíbrio, tendas de massoterapia, dança de salão, zumba e aeróbica, e ainda a tenda infantil com inúmeras e divertidas brincadeiras”, relata.

No Maciço de Baturité Um Dia no Parque também começa cedo. Às 7h começa a uma caminhada pela Mata Atlântica. “O percurso é de 4km, com ponto de partida na Praça do Teatro Municipal, no Centro de Guaramiranga e a chegada no Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) periquito cara-suja”, explica a técnica da APA da Serra de Baturité, Natália Normandes. O REVIS é uma UC para proteger o periquito cara-suja, ave ameaçada de extinção. Na APA Bica do Ipu vai ter rapel, tirolesa e trilha. “Nós vamos doar mudas e material educativo”, informa a gestora Tatianna Angelo.

Para fechar a programação de Um Dia no Parque 2019 no Ceará, a unidade de conservação, Parque Estadual Sítio Fundão, escolheu uma atividade bem “zen”. A gestora Dagila Ribeiro conta que vai ser um “evento de descanso” e acontece em paralelo à Expocrato. “Às 8h começam os piqueniques, às 10h30, a meditação e Yoga, e no período da tarde (15h) encerramos com uma boa roda de conversa”, relata.

Saiba mais

A campanha nacional Um Dia no Parque é inspirada no National Parks Week, que acontece nos Estados Unidos, quando americanos se dirigem aos parques para acampar, fazer trilhas e observar pássaros.