Seas promove atendimento ao trabalhador com a criação do Núcleo de Promoção à Saúde

19 de julho de 2019 - 15:20 # # # #

Ascom Seas

Ações contínuas são realizadas de forma individual e coletiva

Com o intuito de promover a saúde e o bem-estar no ambiente de trabalho, a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socieoducativo (Seas) criou, em agosto de 2018, o Núcleo de Promoção à Saúde do Trabalhador. O setor identifica e acompanha problemas de saúde que possam ser ocasionados pelo ambiente no qual o servidor está inserido no seu dia a dia. Para o acompanhamento e avaliação desses trabalhadores, foi montada uma equipe composta atualmente por psicóloga e enfermeira que realizam atendimentos semanais.

De acordo com a psicóloga Gabriela Ribeiro, o Núcleo visa “melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, conhecendo o ambiente ao qual eles estão inseridos”, com ações contínuas para promover a saúde do trabalhador em sua rotina diária. Todos os meses ocorrem rodas de conversa nas unidades sobre uma temática do calendário nacional de saúde, também são disponibilizados atendimentos individualizados, bem como, são feitos encaminhamentos para a rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para que esse atendimento seja realizado de forma efetiva, assim que seja detectado algum problema em seu início, é realizado acompanhamento junto ao setor de Recursos Humanos (RH) da Seas, para verificar os atestados médicos e averiguar cada caso. Aqueles que possuem alta incidência são “casos destaques” que merecem um cuidado maior, segundo a psicóloga do Núcleo.

O colaborador do Núcleo Tecnologia da Informação e Comunicação (Nutic), Edilson Rodrigues, é um dos exemplos do atendimento que culminou em um encaminhamento e tratamento médico para seu problema de hipertensão: “Um dia eu estava aqui trabalhando e estava me sentindo um pouco mal, e então fui lá na sala do Núcleo, falei com a Luciana e ela fez a medição da minha pressão e viu que estava muito alta e me indicou ir a um médico. Aí eu fui ao médico que constatou a questão da pressão, me passou um remédio e eu comecei a cuidar mais da questão da minha alimentação. É muito importante esse atendimento. Só aqui onde eu trabalho várias pessoas já solicitaram atendimento, e as orientações são muito necessárias.”

Todos os servidores que sentirem a necessidade de um acompanhamento médico especializado por conta da rotina de trabalho, podem contar com a ajuda do Núcleo de Promoção à Saúde do Trabalhador. Na semana os atendimentos individualizados são feitos nas terças e quartas-feiras, com atendimentos de enfermagem do trabalho e de psicologia do trabalho, respectivamente.

Serviço

Núcleo de Promoção a Saúde do Trabalhador da Seas

Endereço: Av. Oliveira Paiva, 941 – Cidade dos Funcionários

Atendimento: *Enfermagem do trabalho: Terças-feiras (08 h às 16 h)

*Psicologia do trabalho: Quartas-feiras (08 h às 17 h)

Telefone para contato: 98967-6954