Doações de sangue serão recebidas até dia 28 no Halleluya

23 de julho de 2019 - 12:05 # # #

Natássya Cybelly - Ascom Hemoce

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Ceará, estará com um posto de coleta recebendo os doadores de sangue no Festival Halleluya, a partir desta quarta-feira (24). A expectativa é coletar 1000 bolsas de sangue durante os cinco dias do evento.

O Halleluya acontece entre os dias 24 e 28 de julho no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), no bairro Castelão. Quem participar do festival e estiver na faixa etária de 16 a 69 anos de idade, saudável e bem alimentado pode procurar o posto de coleta do Hemoce no Espaço Vida, próximo à entrada do evento, pela Avenida Silas Munguba. Além de doar sangue, os voluntários também poderão se cadastrar como doadores de medula óssea. Este é o décimo sétimo ano de parceria do Hemoce com o Halleluya.

As coletas de sangue no Festival Halleluya apresentam resultados crescentes. De 2003 até o ano de 2018, foram recebidas mais de nove mil doações de sangue. Somente no ano passado, o Hemoce coletou 1022 bolsas de sangue durante o evento católico. “São dezessete anos de uma parceria que se fortalece a cada ano e nos ajuda na manutenção do estoque, principalmente nesse período de férias escolares que muitas pessoas viajam”, diz Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.

Como doar sangue

Para se candidatar à doação de sangue é necessário estar saudável, bem alimentado, com idade entre 16 e 69 anos, e apresentar um documento oficial e com foto. Os menores de idade precisam apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O modelo está disponível para download no site do Hemoce. Todo o processo de doação leva em média de 40 a 60 minutos. Com apenas uma bolsa de sangue é possível salvar de três a quatro vidas, já que o sangue doado é dividido em diferentes componentes. Os homens podem doar a cada dois meses, mas no máximo quatro vezes por ano. Já as mulheres, a cada três meses, com o limite de até três vezes ao ano.