Filmes brasileiros premiados no Festival de Cannes estreiam no Cineteatro São Luiz

25 de julho de 2019 - 15:46 # # #

Ascom Secult

Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles (Bacurau) e Karin Aïnouz (A Vida Invisível de Eurídice Gusmão), diretores dos longas, estarão presentes nas respectivas pré-estreias, que acontecerão na última semana do mês de agosto.

O Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), irá receber, na última semana do mês de agosto, a pré-estreia de dois dos mais destacados filmes brasileiros dessa temporada, ambos premiados na última edição do Festival de Cannes: ‘Bacurau’, dos diretores pernambucanos Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, e ‘A Vida Invisível de Eurídice Gusmão’, do diretor cearense Karin Aïnouz, que fará a abertura da 29ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, evento apoiado pela Secult.

“Consideramos a pré-estreia dessas duas obras no São Luiz como uma honra para essa casa e um presente para o nosso público, além de ser uma oportunidade de reafirmarmos o nosso compromisso para com o cinema brasileiro, que vem enfrentando, nesse momento, um grave processo de instabilidade institucional, com riscos concretos a sua continuidade e crescimento”, afirma Duarte Dias, programador e curador do cinema do Cineteatro São Luiz, ressaltando ainda que o equipamento da Secult foi o cinema cearense que mais exibiu obras brasileiras no primeiro semestre de 2019, num total de 82 produções, entre filmes de curta, média e longa duração dos mais diversos gêneros, além de videoclipes e séries como a cearense ‘Walking Agreste’, de Dinah Moraes, cuja pré-estreia do 1º episódio da 3ª temporada contou com um público de 705 espectadores.

‘Bacurau’, que ganhou o Prêmio do Júri na competição principal do Festival de Cannes deste ano, será exibido no dia 27 de agosto, às 19h, e contará com a presença de Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles, e do ator cearense Silvero Pereira, que, juntamente com os diretores, participará de um debate após a exibição do filme. Os ingressos começam a ser vendidos nesta sexta-feira (26/07), às 10h, por R$ 5 (meia) e R$ 10 (inteira) na bilheteria do Cineteatro e no site da Tudus.

O filme, uma ficção que transita entre os gêneros suspense, drama e faroeste, narra os acontecimentos que se dão a partir da morte da nonagenária dona Carmelita, quando os moradores de Bacurau, um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, descobrem que a comunidade que era liderada pela anciã não consta mais em nenhum mapa.

O filme ‘A Vida Invisível de Eurídice Gusmão’, do diretor cearense Karin Aïnouz, será exibido no dia 29 de agosto, às 19h, quando da abertura da 29º edição do Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, que acontecerá no período de 29 de agosto a 6 de setembro, no Cineteatro São Luiz. O acesso à sessão se dará mediante convite disponibilizado pela produção do Cine Ceará.

‘A Vida Invisível de Eurídice Gusmão’, premiado como Melhor Filme da mostra “Un Certain Regard” no Festival de Cannes, é baseado no livro homônimo da escritora Martha Batalha.

Ainda no mês de agosto, o São Luiz exibe a Mostra Popular de Filmes Finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro nas categorias: Melhor Longa-Metragem Documentário (“O Processo”, “My Name Is Now, Elza Soares”, “A Luta do Século”, “Todos os Paulos do Mundo” e “Ex Pajé”) e Melhor Longa-Metragem Ficção (“A Voz do Silêncio”, “O paciente: O Caso Tancredo Neves”, “Chacrinha: O Velho Guerreiro”, “Benzinho” e “O Grande Circo Místico”). Todas as sessões têm entrada gratuita.