Seduc promove formação para profissionais responsáveis pela alimentação escolar

26 de julho de 2019 - 15:11 # # # #

Ascom Seduc

Garantir conhecimentos relativos à alimentação, nutrição e ao controle higiênico sanitário, além de incentivar a adoção de práticas e escolhas alimentares saudáveis. Estes são alguns dos objetivos da Formação dos Manipuladores de Alimentos das Escolas Públicas Estaduais realizada pela Secretaria da Educação (Seduc) em todo o estado. O próximo encontro será nos dias 29 e 30 de julho, respectivamente, na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) João Nogueira Jucá e na Escola de Ensino Médio Integrada 2 de Maio.

O evento reunirá gestores e merendeiras das escolas que fazem parte da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) – regional 2. A formação é realizada durante todo o ano, de forma sistemática, com a participação de profissionais da Seduc, Sefor e Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes). Em 2019, já foram contempladas 602 escolas na Capital e no Interior.

Metodologia

O encontro é coordenado pela equipe de nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) Ceará, coordenado pela Seduc, com uma carga horária de 12 horas. As estratégias atendem a uma proposta previamente estabelecida, cujo conteúdo abrange desde a importância dos manipuladores de alimentos, alimentação, higiene até uma oficina de cardápios.

Conforme Marcus Ernani Martins Bastos, orientador responsável pela Célula de Alimentação Escolar -Seduc, além do conteúdo teórico, os participantes têm a oportunidade de socializar as ações e experiências das escolas. “As dinâmicas permitem essa interação e as discussões enriquecem e valorizam as funções dos profissionais, responsáveis pela preparação da alimentação dos alunos na rede pública estadual. A Oficina de Cardápios é uma atividade de destaque, pois os grupos sugerem novas preparações e relatam aquelas mais e as menos aceitas, explica.