470 jovens do sistema socioeducativo estão inscritos para realização do Encceja PPL 2019

31 de julho de 2019 - 12:27 # # #

Ligia Duarte - Ascom Seas

banner Encceja PPL 2019

Houve um aumento de mais de 100% em relação ao ano passado

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), por meio do Eixo de Escolarização, inscreveu 470 adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa no Estado do Ceará, para realizarem a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja PPL 2019).

Neste ano, houve um aumento de mais de 100% nas inscrições dos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em relação ao ano passado. Foram inscritos 470 adolescentes e jovens nesta edição, sendo 436 para o Ensino Fundamental e 34 para o Ensino Médio. Em 2018, este número foi de 223 inscritos no total.

Para a assessora Técnica da área de Educação da Seas, Aparecida Costa, “o aumento no número de inscrições se dá por conta do fortalecimento de ações pedagógicas de escolarização dentro dos centros socioeducativos, com apoio dos pedagogos e gestores, no intuito de motivar os jovens a se inscreverem na avaliação, para que assim possa possibilitar a declaração de proficiência por disciplina e o certificado de conclusão escolar.”

O Encceja será aplicado nos dias 08 e 09 de outubro, nos centros socioeducativos, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A avaliação com possível certificação é destinada aos jovens privados de liberdade que não concluíram de forma adequada o ensino fundamental e médio.

A prova também possibilita detectar a proficiência do participante por disciplina e/ ou área de conhecimento, caso ele adquira a pontuação exigida, para que assim possa concluir apenas as disciplinas restantes.