Ceará tem quase 90% do rebanho vacinado contra Febre Aftosa

31 de julho de 2019 - 14:50 # # # # #

Ascom Sedet

Sete municípios atingiram a meta de 100% das propriedades rurais imunizadas, segundo dados da Adagri. Em novembro será lançada a segunda etapa da campanha, para animais com até 24 meses de idade

O Ceará atingiu a média de 89,8% do seu rebanho de bovinos e bubalinos vacinado. Este é o resultado oficial da primeira etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa de 2019, anunciado pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), autarquia vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet).

De acordo com o coordenador do Programa de Erradicação e Prevenção da Febre da Adagri, Joaquim Barros, sete municípios atingiram a meta de 100% das propriedades rurais imunizadas. “Catarina, Jijoca de Jericocoara, Morrinhos, Palmácia, Piquet Carneiro, Itaiçaba e Itaitinga foram os municípios que obtiveram esse índice”, afirmou o coordenador.

A primeira etapa da campanha foi iniciada no dia 03 de maio e prosseguiu até o dia 01 de junho. Em novembro será lançada a segunda etapa da Campanha, quando deverão ser vacinados apenas os animais com até 24 meses de idade.

O Programa Nacional de Febre Aftosa (PNEFA), Plano Estratégico 2017 – 2026, prevê que a última etapa de vacinação contra febre aftosa no Estado do Ceará poderá ocorrer em maio de 2021, quando o estado deve se tornar livre de febre aftosa sem vacinação, reconhecido nacionalmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).