Gamão: Adolescentes praticam a concentração com jogos de tabuleiro

31 de julho de 2019 - 11:49 # # #

Lígia Duarte - Ascom Seas

A nova modalidade faz parte do Projeto Esporte Gera Ação adotado nos Centros Socioeducativos

Utilizar pensamentos estratégicos para realizar jogadas é uma das principais características de quem pratica o gamão, atividade esportiva de tabuleiro que, assim como o xadrez,precisa de dois jogadores devidamente concentrados para concluir a atividade. Por meio de uma parceria entre a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e a Associação Cearense de Gamão, os jovens em cumprimento de medida socioeducativa estão recebendo desde o mês de maio, aulas práticas desta metodologia esportiva.

Para ministrar as aulas de gamão nas unidades socioeducativas, foi realizado um curso de formação continuada esportiva para profissionais de educação física que atuam nos centros socioeducativos de Fortaleza. De acordo com o presidente da Associação Cearense de Gamão, Matias Bezerra, essa parceria é de suma importância.

“Muito importante porque nós estamos tentando cada vez mais difundir um jogo que mexe com o raciocínio, com a mente que faz com que desenvolva o potencial mental. As pessoas se preocupam com a educação física, mas nós precisamos também fazer que o cérebro se mexa. Então esse jogo é importante, pois é lúdico, rico em estratégia. É importante que nossos alunos e as crianças que estão vindo da nova geração não percam a necessidade de utilizar a mente.”

No Centro Socioeducativo Canindezinho cerca de dez jovens estão aprendendo as normas do gamão e treinando duas vezes por semana, já pensando na Olimpíada Socioeducativa, que terá sua segunda edição com a nova modalidade no próximo dia 7 de agosto.

A nova modalidade esportiva adotada pelos centros socioeducativos de Fortaleza, faz parte do Projeto Esporte Gera Ação, cuja proposta é que através de parcerias com associações, e federações esportivas, criar situações que permitam ao adolescente manifestar suas potencialidades, suas capacidades e possibilidades concretas de crescimento pessoal e social.

Além do gamão, os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa também participam de atividades esportivas nas seguintes modalidades: basquete, futebol society, futsal, vôlei, handebol, tênis de mesa, xadrez, e atletismo. Todas as atividades são feitas com parcerias por meio do projeto esportivo criado pela Seas.