PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Governo do Ceará celebra parcerias para fomentar projetos sociais, culturais e tecnológicos

31 de julho de 2019 - 17:48 # # # # # # #

Giselle Dutra - Texto

O Governo do Ceará está destinando cerca de R$ 4,6 milhões para projetos sociais, culturais, turísticos e tecnológicos em parceria com 15 organizações da sociedade civil. A lei autorizativa foi aprovada no último dia 10 de julho pela Assembleia Legislativa e foi sancionada nesta segunda-feira (29) pelo governador Camilo Santana. Entre os projetos, estão incluídas ações estratégicas do Pacto Por um Ceará Pacífico, em Fortaleza.

Um exemplo é o termo de fomento celebrado com o Centro de Promoção da Vida Helder Câmara, para a execução da atividade “Costurando afeto”, ligado ao Projeto Jovens Mães Adolescentes (Projema). A ação tem um público-alvo formado por adolescentes e jovens gestantes do Parque Genibaú e adjacências.

Também ligado ao Projema, o termo celebrado com o Instituto Povo do mar (IPOM) tem o projeto “Costurando Vidas” que atende jovens mães do Grande Vicente Pinzón. Ainda dentro do plano de trabalho Pacto Por um Ceará Pacífico, o projeto “Primeiro Olhar” beneficia adolescentes gestantes da Grande Messejana, por meio de parceria com o Centro de Formação e Inclusão Social Nossa Senhora de Fátima.

Com o projeto “Primeira Infância da Terra – 2ª Edição”, a parceria com a Fundação Terra vai atender crianças de 2 a 3 anos, moradoras da comunidade Alto Alegre II, em Maracanaú, oriundas de famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza.

Na área da saúde, o convênio com a Fundação Cândido Kauê da Silva Freire atende a cerca de 60 pessoas por mês, que necessitem de apoio para iniciar ou continuar tratamento contra o câncer, por meio do projeto “Prevenir é o melhor caminho e tratar é a melhor saída, Não ao Câncer”.

Já a ação “Inclusão Digital na Luta pela Cidadania 2” tem a finalidade de atender jovens e adolescentes de 12 a 29 anos em situação de risco social provenientes de comunidades carentes. A ação é uma parceria com o Instituto para o Desenvolvimento Tecnológico e Social (Idear).

Na cultura, o termo celebrado com o Projeto Cultural Humor e Arte vai executar o “Humor nos Bairros – Interiorização”. Com um público-alvo misto, vai beneficiar tanto profissionais quanto espectadores, que terão a oportunidade de assistir apresentações gratuitas em bairros de vulnerabilidade econômica e social. Para o secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista, o Governo e a sociedade civil têm traçado um caminho imprescindível na construção de um futuro melhor para os cearenses. “O Governo do Ceará deu mais um passo importantíssimo. Projetos como esses impactam e modificam diretamente a vida das pessoas, da nossa estrutura enquanto comunidade. Precisamos cada vez mais fortalecer o engajamento social e a atuação de todos os setores da sociedade, construindo uma fundamental rede de agentes transformadores”, afirmou.