Famílias do Crato recebem Praça Mais Infância do Governo do Ceará

1 de agosto de 2019 - 15:23 # # # # # # # # #

Weberte Lemos - Texto
Nivia Uchoa - Fotos

“Esse espaço é fundamental para que as famílias do bairro Mirandão, possam se divertir com segurança e tranquilidade”. São palavras da diarista Adriana Alves da Silva, mãe de duas crianças que foram ver de perto a inauguração da Praça Mais Infância.

Além da Adriana, muitos moradores do Crato, na Região do Cariri, foram conhecer, na noite dessa quarta-feira (31), a Praça Mais Infância, construída por meio da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e inaugurada pelo governador Camilo Santana, acompanhado da primeira-dama do Estado, Onélia Santana, e José Ailton Brasil, prefeito do Crato.

Para o prefeito, a parceria com o Governo do Ceará foi fundamental para garantir a construção do equipamento. “Temos a certeza que as famílias do bairro Mirandão e de outros lugares saberão aproveitar com muita responsabilidade desse espaço que é do povo, cuidem bem desse lugar, feito para as famílias, a Praça é de vocês”, lembrou Ailton Brasil.

A Praça Mais Infância faz parte do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana. O Governo do Ceará já entregou 10 praças, de um total de 32.

A primeira-dama do Estado ressaltou que a Praça foi feita que atender a todos os públicos. “Aqui nós temos o espaço das crianças, com brinquedos apropriados, temos a quadra poliesportiva para os mais jovens e a academia para a terceira idade, ou seja, toda a família será beneficiada, com segurança e orientação dos monitores que ficaram aqui”, garantiu Onélia.

Camilo Santana lembrou que a prioridade, além do lazer, é a segurança. “Todo o Parque é cercado, o que garante que as crianças não têm acesso a rua e ficam protegidas. Além da cerca, os monitores vão orientar as crianças, o que garante aos pais a certeza de que elas estão em um lugar seguro.

A Praça Mais Infância do Crato tem uma área total de 2.362,12 m², composta por quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre, espiribol, bicicletário, área para picnic e pergolado e ainda bloco de apoio com banheiros acessíveis, fraldário, administração e depósito. Na ocasião, o Estado entrega ainda kits com redes e bolas de basquete, vôlei, futsal, espiribol.

O equipamento foi construído por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III) com o investimento total de R$ 953.849,16, sendo 80% financiado pelo Governo do Ceará através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e 20% do município, que também cede o terreno para a construção da praça, como contrapartida.

Participaram da solenidade o deputado estadual Fernando Santana, o secretário executivo, Francisco Ibiapina (SPS), e prefeitos da Região do Cariri.

Municípios contemplados

Além do Crato, Aquiraz, Amontada, Acaraú, Granja, Maranguape Pacatuba, Pentecoste, São Benedito, Sobral e Viçosa do Ceará, mais 21 municípios receberão a Praça Mais Infância: Acopiara, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Fortaleza, Icapuí, Icó, Iguatu, Itapipoca, Itarema, Juazeiro do Norte, Mauriti, Maracanaú, Quixadá, São Gonçalo do Amarante, Tauá, Tianguá e Trairi.

As Praças Mais Infância estão dentro do pilar “Tempo de Brincar” do Programa Mais Infância Ceará. Além das Praças Mais Infância, já foram implantadas pelo Governo do Ceará nos municípios 35 brinquedocreches e 85 brinquedopraças e outras 75 brinquedopraças estão previstas.

 

 

Ouça

O equipamento do Crato foi construído numa área de 2,3 mil metros quadrados. Um espaço que conta com playground, bicicletário, área para piquenique e pergolado. A primeira-dama, Onélia Santana, explica o funcionamento.

Segundo o governador Camilo Santana, é importante a política de implementação desses equipamentos por todo o Estado.

O governador ainda enfatizou o espaço como uma área para toda família. Camilo Santana mencionou ainda que o equipamento merece o cuidado de todos.