Alunos da rede estadual irão conhecer cultura e arte da China

7 de agosto de 2019 - 15:05 # # # # #

Ascom Seduc

Ter acesso à cultura e aos costumes de outro país, além de enriquecer seus conhecimentos, são alguns benefícios de um intercâmbio para estudantes. Essa realidade fará parte da vida de 10 alunos e da diretora da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Almiro da Cruz, localizada em Barbalha. O grupo participará da Semana Internacional de Intercâmbio Cultural e Artístico de Jovens, em Dalian, na China, de 14 a 19 de agosto.

O evento é resultado de um protocolo de intenções assinado entre os Governos do Ceará e da cidade chinesa. Os estudantes cursam a 1ª e 2ª série do Ensino Médio e irão conhecer, pela primeira vez, outro país. O Governo do Ceará pagará as passagens e despesas com documentação e a Prefeitura de Dalian ficará responsável pela hospedagem e alimentação. A viagem começa no próximo dia 12.

A aluna Eva Lucena considera a viagem uma experiência importante. “Vai ser incrível para gente. Vamos conhecer a cultura e como vivem as pessoas de lá. Eu me sinto muito realizada e feliz porque nunca imaginei viajar para outro país, ainda mais para a China. Agradeço a todos que proporcionaram essa viagem”, comemora.

Os estudantes irão apresentar uma dança regional, com ênfase no Ceará, com as músicas Aquarela do Brasil, Baião de Dois e Ceará Terra da Luz.

A diretora Eliane Ferreira ressalta que é uma oportunidade única. “Esta será para alguns alunos a primeira viagem e já irão para a China. Eles vão levar a experiência do Ceará, a riqueza cultural do nosso estado e irão trazer muito conhecimento com relação à cultura chinesa e dos outros 19 países que estarão na Semana Internacional de Intercâmbio Cultural e Artístico de Jovens”, diz a gestora.

As 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), localizadas no Interior, e a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) realizaram a seleção em suas regiões e enviaram as selecionadas para a Seduc, que, por intermédio de uma comissão, avaliou os grupos artísticos e escolheu o da Escola Almiro da Cruz.

Sobre a Escola

A EEMTI Almiro da Cruz é a primeira em Tempo Integral da Crede 19. Está localizada na zona rural de Barbalha e recebe estudantes, principalmente do Bairro Malvinas, mas também do Barro Branco; do Sítio Brejinho e Brejão, de Santa Tereza, Cirolândia, além de alunos da zona urbana e até do município vizinho de Missão Velha.

Tem como foco principal elevar a autoestima dos estudantes e melhorar potencialmente os resultados de aprendizagem, seja por meio do ingresso em universidades públicas, seja inserindo estes mesmos jovens no mercado de trabalho.

Por ser de Tempo Integral, a Escola tem eletivas na área das artes: Música (Banda A Flor de Pequi) e Dança. Os estudantes já foram premiados em festivais de dança e música.

Conquistaram a 1ª colocação na modalidade Música Autoral, da Crede 19, na etapa regional do Festival Alunos Que Inspiram 2019.

A Escola também aposta na área das Ciências. No ano passado, alcançou o 3º lugar na modalidade Matemática e suas Aplicações, no Ceará Científico.

O Festival Alunos Que Inspiram e o Ceará Científico são eventos promovidos pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), para a melhoria da aprendizagem e o incentivo ao protagonismo estudantil.