Cartório do HGCC emite mais de 21 mil registros em 11 anos

8 de agosto de 2019 - 14:44 # # #

Wescley Jorge - Asom HGCC Texto
Ascom HGCC/TJCE Fotos

Cartório do HGCC emite mais de 21 mil registros em 11 anos

Há 11 anos, o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), do Governo do Ceará, tornava-se a primeira unidade pública do Estado a disponibilizar o serviço de emissão de certidão de nascimento para recém-nascidos ainda na maternidade, antes da alta hospitalar. No equipamento já foram realizados 21.109 registros.

Na última quarta-feira (7), a Unidade Interligada de Registro Civil do HGCC recebeu a visita do Corregedor-Geral da Justiça, desembargador Teodoro Silva Santos; do juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Demétrio Saker Neto e de representantes dos cartórios da Corregedoria-Geral de Justiça, que coordena o Programa de Erradicação do Sub-registro do Estado.

“O registro de nascimento é o primeiro passo para a cidadania. Temos que dar prioridade ao social. Não há algo mais importante para um pai e para o filho que receber a certidão de nascimento”, destacou Teodoro Silva Santos, o desembargador entregou o documento a um dos pais atendidos no hospital após realização do registro.

Para Raimundo Rômulo pai atendido na unidade, a praticidade de poder ficar mais tempo com o filho é uma vantagem. “O tempo que você tem para ficar com o seu filho e não precisa sair para ir a um cartório. É tudo prático. Só tenho a agradecer a iniciativa. O serviço tem dentro do hospital, do lado da esposa, tranquilo, sem burocracia, sem nada”, disse.

Na oportunidade, Demétrio Saker Neto, juiz auxiliar, ressaltou a importância de oferecer o registro para contribuir com a erradicação do sub-registro de nascimento no Ceará. “Aqui no HGCC, desde 2008, há esse serviço com praticamente 22 mil registros já realizados”. Ele destacou ainda o papel das Unidades Interligadas nas maternidades como primeiro passo para a cidadania. “A grande importância desse registro de nascimento é o foco também na proteção dessas crianças”, completou.

A visita foi acompanhada pelo diretor-geral do HGCC, Antônio Eliezer Arrais Mota Filho, que apresentou estrutura e funcionamento da Unidade Interligada do hospital. Ele salientou sobre o início das atividades que se deu coincidentemente no dia da visita. “Acreditamos que é um excelente serviço prestado à população que passa pelo Hospital Geral Dr. César Cals, os pais já saem daqui com o registro dos seus filhos”, reforçou o diretor. Ele também frisou a atuação do Serviço Social, responsável pelo serviço, que esclarece e orienta os pais no momento da realização do registro.

Unidade Interligada

Além do registro civil a Unidade Interligada do HGCC emite Certidão de Óbito, iniciativa encontrada pelo hospital para apoiar ainda mais as famílias. Em 2017 ocorreu a inserção de outros benefícios. O número do CPF passou a ser emitido nas certidões, a partir de junho daquele ano, e em janeiro de 2018, a Unidade Interligada passou a funcionar também aos sábados, das 12h às 14h, garantindo mais oportunidade para os pais e familiares registrarem as crianças.