Sobrado Dr. José Lourenço teve reabertura neste sábado (10)

12 de agosto de 2019 - 14:46 # # # #

Ascom Secult

Com grande presença de público e de artistas cearenses, a reabertura do equipamento cultural da Secult foi marcada pelo lançamento do projeto “Eixos Três” e da exposição “Que vai chover amanhã”, com obras de 75 artistas.

Espaço das artes visuais cearense e patrimônio do Estado, o Sobrado Dr. José Lourenço passou por obras de manutenção e agora reabre suas portas à população cearense. Com grande presença de público e de artistas cearenses, na manhã deste sábado (10/8), a reabertura do equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) foi marcada pelo lançamento do projeto “Eixos Três” e da exposição “Que vai chover amanhã”, com obras de 75 artistas e curadoria de Júnior Pimenta e Ana Cecília Soares. A programação fez parte da comemoração de 53 anos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e do Ano Cultural Sérvulo Esmeraldo, uma homenagem a um dos maiores artistas do País, que completaria 90 anos em 2019.

 

A grande novidade com a reabertura do espaço é o projeto “Eixos Três”, do Instituto Assum Preto, instituição selecionada pelo Edital de Programação Artística e Cultural do Sobrado Dr. José Lourenço, para realizar a ocupação do Sobrado durante seis meses, com exposições, atividades de formação e de fruição cultural.

Na ocasião, estiveram presentes o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba; a secretária executiva da Cultura do Estado, Luisa Cela; e a secretária executiva de planejamento e gestão interna da Cultura do Estado do Ceará, Suzete Nunes.

“A dimensão da arte é vital, em um momento em que a arte está sendo criminalizada no Brasil. Essa exposição que temos aqui no momento de reabertura do Sobrado é de certa forma uma resposta à essa criminalização. Cultura tem a ver com a soberania nacional, com a percepção de um país e aqui nessa curadoria, que vai para além da exposição, com a ocupação do Sobrado pelo projeto Eixos Três, com ações de criação, formação, de pensamento. Fica um convite para esses seis meses”, destacou o secretário Fabiano Piúba.

“Trabalhamos para que o espaço possa receber e acolher as pessoas, sendo um espaço de criação, de movimento e resistência, num momento em que precisamos disso. A exposição “Que vai chover amanhã” caiu como uma luva nesse momento. Esperamos todos que amanhã chova e que possamos desfrutar de dias melhores”, destacou a secretária executiva da Cultura do Ceará, Luisa Cela.

A manutenção do Sobrado

A obra de manutenção do Sobrado Dr. José Lourenço aconteceu entre 2018 e primeiro semestre de 2019. “Com essa reforma, recuperamos a pintura da fachada do prédio; retiramos paredes falsas, mudando o acesso ao segundo piso; tivemos a mudança de todo o sistema de iluminação das exposições; tivemos também o restauro da obra do Sérvulo Esmeraldo que fica aqui no equipamento, feito com maestria pela equipe do Sobrado, com orientação do Instituto Sérvulo Esmeraldo; e uma novidade é o jardim do Sérvulo, projeto pensado pelo sr. Flor, que fez um trabalho lindo, dialogando com a obra”, ressaltou a diretora do equipamento, Germana Vitoriano.

Exposição “Que vai chover amanhã”

Em cartaz até o dia 21 de setembro de 2019, a exposição “Que vai chover amanhã” marca a reabertura do Sobrado Dr. José Lourenço e teve como disparador poético a obra “Os Sertões”, de Euclides da Cunha. Embora, tenha como foco as três partes em que se encontra dividida o livro (a terra, o homem e a luta), a coletiva não se propõe a fazer uma releitura do mesmo, mas, busca trazer para discussão tais temáticas, considerando as urgências que as envolvem nos tempos atuais.

Com curadoria da pesquisadora Ana Cecília Soares e do Artista Visual Júnior Pimenta, a exposição é composta por obras dos principais acervos públicos da cidade, como as do Museu de Arte Contemporânea (MAC) e do Museu da Cultura Cearense (MCC) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Além de trabalhos do Minimuseu Firmeza, da Coleção da Prefeitura de Fortaleza e da presença de alguns artistas convidados, ocupando todos os andares do Sobrado.

“Que vai chover amanhã” conta com trabalhos de mais de 70 artistas de gerações e linguagens artísticas diferentes e a participação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A exposição não só oficializa a reabertura do Sobrado, como inicia o projeto “Eixos Três” de gestão compartilhada, idealizado por Ana Cecília Soares e Júnior Pimenta, editores da Revista Reticências em parceria com o Instituto Assum Preto, aprovado no Edital de Programação Artística e Cultural do Sobrado Dr. José Lourenço, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Ao longo de seis meses, está prevista uma programação intensa composta por palestras, oficinas, laboratórios de criação, residência artística, desenvolvimento e lançamento de publicações, exposições, seminário, entre outros, pensando o Sobrado José Lourenço, como um lugar de fruição, formação, criação, reflexão crítica e experimentação.

Lista de artistas participantes da exposição

Aderson Medeiros, Afonso Lopes, Aline Albuquerque, Barrinha, Bené Fonteles, Brígida Baltar, Buca, Carlinhos Moraes, Cecília Andrade, Célio Celestino, Chico da Silva, Clébson Oscar, Cleoman, Coletivo As Travestidas, Cordel do Fogo Encantado, Darcílio Lima, Demián Flores, Denilson Baniwa, Diego de Santos, Eduardo Eloy, Efrain Almeida, Emanuel Cavalcanti Mendes, Emanuel Oliveira, Ernesto Bonato, Euzébio Zloccowick, Felipe Camilo, Florian Raiss, Francisco de Almeida, Gaio Mattos, Getúlio Abelha, Heloísa Juaçaba, Herbert Rolim, Inocêncio, Izidorio Cavalcanti, Jared Domício, Jean-Pierre Chabloz , J.D. Benjamim, Jonathas de Andrade, José Carlos Viana, José Lourenço, José Rufino, Lucas Dilacerda, Luiz Hermano, Maíra Ortins, Marcelo Gandhi, Marco Paulo Rolla, Marcos Cardoso, Marcos Martins, Marcus Francisco, Marina de Botas, Mariza Viana, Mauricio Coutinho, MST, Nair Benedicto, Nauer Spíndola, Nice Firmeza, Raisa Christina, Regina Célia, Rian Fontenele, Salete Rocha, Sebastião de Paula, Sergei de Castro, Siegbert Franklin, Solón Ribeiro, Tarcísio Félix, Thiago Martins de Melo, Tony Camargo, Vânia Toledo, Victor Mizael, Vidal Júnior, Waléria Américo, Weaver Lima, Yuri Firmeza, Zenio e Zé Tarcísio.

Serviço

Sobrado Dr. José Lourenço
Rua Major Facundo, 154 – Centro, Fortaleza – CE
Funcionamento: De terça a sexta-feira, de 9h às 17h. E aos sábados, de 9h às 13h30.
Entrada franca.