Ceará alcança marca de 16 meses consecutivos de redução nos CVLIs

13 de agosto de 2019 - 14:21 # # # # # #

Ascom SSPDS

A redução nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no Ceará chega ao 16º mês seguido de queda. A marca histórica é alcançada após a consolidação dos números do mês de julho de 2019, quando o Estado registrou 48,1% de redução no índice, que soma os casos de homicídio doloso/feminicídio, lesão corporal seguida de morte e roubo seguido de morte (latrocínio). Foram 196 casos em 2019 frente aos 378 do ano passado, o que representa 182 mortes a menos em todas as regiões do Estado. Os números foram compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Julho de 2019 também marca o menor número de mortes no Ceará nos sete primeiros meses do ano, desde 2009, quando a séria histórica do indicador começou a ser consolidada. Assim como o Estado, a capital Fortaleza vem acumulando quedas consecutivas por 17 meses, ou seja, desde março de 2018. Os números de CVLIs vêm reduzindo mês a mês na Capital comparado ao mesmo período do mês anterior. Em julho deste ano, foram contabilizados 69 casos contra 130 de julho de 2018, correspondendo a uma queda de 46,9%, ou 61 registros de mortes a menos no mesmo intervalo.

Entre as razões para a manutenção de quedas sucessivas no Ceará está a continuidade dos trabalhos voltados para combater os crimes contra a vida e o investimento feito em estratégias tecnológicas pautadas no enfrentamento à criminalidade. “Algumas questões explicam o diferencial no Ceará. Aqui temos inovado e criado estratégias apoiadas por tecnologias disruptivas e criando a primeira área de ciência de dados na segurança pública do País. Das inúmeras iniciativas que utilizamos para perseguir a redução da criminalidade no Estado está a integração entre as instituições e investimento no ingresso de novos servidores, na formação continuada dos profissionais da segurança pública, na aquisição de equipamentos, assim como na inserção de pesquisadores de universidades na construção de novas ferramentas tecnológicas, voltadas para as necessidades das forças de segurança. Não começamos esse trabalho do dia para noite”, ressalta o secretário da Segurança Pública do Ceará, André Costa.

O secretário completa a lista de iniciativas com a territorialização do policiamento em áreas vulneráveis da Capital e as medidas adotadas dentro dos sistemas prisionais do Estado. “Acrescente-se a estratégia de territorialização do policiamento com as bases do Programa de Proteção Territorial e Gestão de Riscos (Proteger) da Polícia Militar e o trabalho de dissuasão focada da Polícia Civil em microterritórios onde havia maiores disputas entre organizações criminosas. É fundamental também o trabalho desenvolvido no sistema penitenciário do Ceará pelos agentes penitenciários”, frisou.

Territórios em julho

A maior redução percentual registrada nos territórios do Estado foi no Interior Norte, região que compreende os municípios das Áreas Integradas de Segurança 14, 15, 16 e 17. Foram computados 45 casos a menos de CVLI, saindo de 77 de julho em 2018 para 32 este ano, representando uma queda de 58,4% na região. Logo em seguida, vem a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), que concentra as AISs 11, 12 e 13. Lá os números de julho de 2019 também caíram mais da metade se comparados com o mesmo mês do ano anterior: 52,8%. Foram registradas 57 mortes a menos no período, de 108 casos em 2018 para 51 em 2019. Por fim, o Interior Sul, que engloba as AISs 18, 19, 20, 21 e 22, marcou 30,2% de queda no mês de julho de 2019, saindo de 63 para 44 casos.

Acumulado do ano

De janeiro a julho de 2019, o Ceará registrou 1.456 mortes a menos do que o mesmo período do ano passado. Ao todo, a redução nos sete primeiros meses do ano acumula queda de 52,8%. Foram 1.302 casos registrados este ano contra 2.758 do ano passado. Os índices também caíram em todos os territórios do Estado. Mais uma vez, Fortaleza puxou a maior queda, com 56,2% menos mortes no período analisado. A Capital contabilizou 399 mortes contra 910 do ano passado. Na sequência, aparece o Interior Norte, com 54,8% de redução, saindo de 540 de 2018 para 244. A RMF também reduziu mais da metade das mortes de janeiro a julho de 2019 em relação ao mesmo intervalo de 2018. Foram 392 casos registrados contra 812, representando uma queda de 51,7%. No Interior Sul, foram 229 mortes a menos, correspondendo a uma diminuição de 46,2%, de 496 para 267.

O acumulado de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) dos meses de janeiro a julho de 2019 se tornou o menor registro em dez anos no Estado analisando a série histórica. Em 2009, o Ceará registrou 1.284 CVLIs, uma diferença de 18 casos a menos em relação ao acumulado deste ano.

Referência nacional

O Ceará tem se destacado nacionalmente na gestão inteligente de tecnologias e aplicação de estratégias que tem impactado na redução dos índices criminais. O Estado vem registrando os menores números da década em homicídios, roubo de veículos, roubo de cargas e contra instituições financeiras. Somente neste ano, a SSPDS recebeu a visita de 14 secretários de Segurança Pública dos estados da Federação e delegações de técnicos para conhecer de perto as soluções desenvolvidas no Estado que têm impactado diretamente nos resultados na área da segurança pública no Estado. “Para todos, é indiscutível que o Ceará tem sido um grande modelo de melhoria e superação dos principais desafios da segurança pública nacional. Um Estado que avança com suas polícias, com seu sistema penitenciário e com as ações de prevenção social”, destaca o secretário André Costa.

Na próxima semana, em Brasília/DF, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) vai realizar a entrega de sistemas integrados de segurança pública desenvolvidos no Ceará para serem aproveitados em outros estados da Federação. Com destaque para o Big Data da segurança pública e o Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), criados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

 

Ouça

Segundo o secretário da Segurança Pública, André Costa, as reduções consecutivas nos índices de criminalidade refletem os resultados do investimento em segurança pública.

O secretário André Costa completa a lista de iniciativas com a territorialização do policiamento em áreas vulneráveis da Capital e as medidas adotadas dentro dos sistemas prisionais do Estado.

O secretário André Costa ressalta que o trabalho de planejamento permanece e a meta é continuar reduzindo os índices de criminalidade no Ceará.