Estudantes revelam expectativas em relação à viagem à China

13 de agosto de 2019 - 10:06 # # # # #

Bruno Mota / Ascom Seduc - Texto
Rosane Gurgel /Ascom Seduc - Fotos

O grupo de estudantes da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Almiro da Cruz, em Barbalha, embarcou para a China, na última segunda-feira (12), mostrando grandes expectativas em relação à oportunidade de ter contato com uma cultura e povo tão peculiares, originários de uma nação situada do outro lado do mundo. A visão praticamente unânime de todos os jovens, quando receberam a notícia da aprovação para o intercâmbio, foi de surpresa, euforia e hesitação em acreditar. Mas, na sequência, quando se deram conta de que a experiência era real, o sentimento de incredulidade deu lugar a um entusiasmo coletivo, marcando o início de um trabalho dedicado de pesquisa e preparação para a vivência.

A equipe de 10 estudantes, junto com a diretora da escola, Eliane Ferreira, participará da Semana Internacional de Intercâmbio Cultural e Artístico de Jovens, em Dalian, na China, de 14 a 19 de deste mês. A participação no evento é resultado de um protocolo de intenções assinado entre os Governos do Ceará e da cidade chinesa. Os estudantes irão apresentar uma dança regional, com ênfase no Ceará, com as músicas Aquarela do Brasil, Baião de Dois e Ceará Terra da Luz.

“Desde pequena gosto de participar de tudo o que a escola oferece”, conta Maria Eduarda Monteiro, de 17 anos, aluna da 2ª série da EEMTI Almiro da Cruz. Ao chegar ao Ensino Médio, a jovem soube que a escola oferecia disciplinas eletivas, entre elas, a de Dança. “Como eu tinha vontade de me aperfeiçoar nessa área, comecei a frequentar as aulas. Já participei de eventos na escola e do Festival Alunos que Inspiram (promovido pela Secretaria da Educação). Ainda estou sem acreditar na notícia, nunca viajei de avião, e Fortaleza tinha sido o local mais longe em que eu já fui”, expõe.

Sinergia

Num grupo do Whatsapp, lembra Maria Eduarda, cada aluno pesquisava algo sobre a China e compartilhava com os colegas. “Estou muito ansiosa para conhecer os jovens de lá, como eles vivem, qual vai ser a reação deles com a gente”, projeta.

O colega Matheus Eduardo França diz sentir-se preparado para a experiência, embora, também tenha ficado ansioso. “Não é todo dia que se recebe uma notícia dessas. A cultura chinesa é muito interessante, assim como as comidas típicas, o jeito de vestir, de falar”, considera.

Eva Lucena, estudante da 1ª série, observa que praticamente todo o mês de julho, normalmente dedicado ao descanso e ao lazer do período de férias, foi ocupado pela prática da coreografia que seria apresentada, assim como, pela pesquisa dos hábitos chineses. “Foi uma correria só, mas está valendo a pena. A experiência já está sendo muito boa. Espero aprender bastante da cultura de lá, além de levar um pouco da nossa, tendo contato com outras formas de agir e de se comunicar”, planeja.

A diretora Eliane Ferreira avalia que o grupo de dança da escola vem se desenvolvendo e ganhando adesão por parte dos alunos. “Esperamos levar a riqueza do Ceará para lá e trazer de volta boas referências da cultura chinesa. Acredito que eles nunca mais serão os mesmos depois desta viagem, pois vivenciarão uma experiência única”, idealiza.

A secretária da Educação, Eliana Estrela, lembra que os estudantes são oriundos da zona rural daquele município, e que o Ceará é o único estado do Brasil a participar desta programação. “É uma grande oportunidade de construção de conhecimento para eles. A China vem crescendo muito, sendo referência mundial em diversos aspectos. Reconheço em cada aluno uma boa energia, alegria, vontade de crescer. O evento servirá, ainda, para mostrar a nossa cultura, que é construída também no chão da sala de aula”, reflete.

As 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), localizadas no Interior, e a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) realizaram a seleção em suas regiões e enviaram as selecionadas para a Seduc, que, por intermédio de uma comissão, avaliou os grupos artísticos e escolheu o da Escola Almiro da Cruz.