Juntos por Fortaleza: 10ª brinquedopraça da Capital é entregue em praça da Parangaba

13 de agosto de 2019 - 10:19 # # # #

Wiarlen Ribeiro - Texto
Ariel Gomes - Fotos

O local recebeu também academia de ginástica e passou por completa remodelação

Os moradores da Parangaba, em Fortaleza, receberam na noite desta segunda-feira (12) a décima brinquedopraça da Capital e a 86ª do Estado. A partir de agora, as crianças do entorno da Praça 1º de Janeiro terão disponível um local adequado para o lazer e o desenvolvimento de cada uma delas. “O Governo do Ceará entende que a infância é o período primordial para o desenvolvimento e, por isso, investe nas nossas crianças. Esse espaço foi pensado para estimular a educar não só a mente, mas também o coração de cada menino e menina cearense”, destaca Onélia Santana, primeira-dama do Estado e idealizadora do Programa Mais Infância Ceará.

Além do equipamento infantil, a praça ganhou uma academia de ginástica, passou por completa remodelação e recebeu outras melhorias. Na ocasião, oficinas de pintura de rosto, gesso, penteado, manicure, corte de cabelo foram ofertadas para população, por meio dos profissionais do Ônibus Mais Infância Ceará.

A área da brinquedopraça é voltada para crianças de dois a 12 anos, cercada e com área de 240m² contando com piso anti-impacto e oito brinquedos: casinha dupla com ponte de playground, casinha dupla com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola. O investimento é da ordem de R$ 180 mil. A contrapartida dos municípios é a manutenção das praças em bom estado de uso e de conservação. “Essa nova estrutura vai contribuir muito para que as crianças da comunidade sejam verdadeiramente crianças, longe dos eletrônicos, socializando entre elas”, disse a cuidadora Elidiany Gomes, de 35 anos, mãe de dois filhos.

Os equipamentos de ginástica de baixo impacto, também instalados no local, são aparelhos de alongamento direcionados principalmente à terceira idade e pessoas com deficiência. A academia ao ar livre é ideal para a prática de exercícios físicos e a interação entre os moradores. A ação, desenvolvida por meio da Secretaria do Esporte do Ceará, contou com o investimento de R$ 17 mil e tem a proposta de transformar os espaços públicos em lugares de convivência entre as famílias das comunidades beneficiadas. “Não é só a juventude que gosta e precisa de esporte, aqui na comunidade. A melhor idade também deve ser assistida e esses equipamentos contribuirão bastante para fortalecer nossa socialização e atividade física”, salienta a dona de casa Sandra Guedes, de 63 anos.

Investimento na Capital

Além dos equipamentos, a Prefeitura também realizou a requalificação de aproximadamente 6.572m² da área total da Praça 1° de Janeiro com o novo projeto de paisagismo, somados à renovação de toda a iluminação, troca de alambrados e piso da quadra, instalação de novas traves, lixeiras e bancos e de estrutura para prática de vôlei, além da implantação de cachorródromo. Também estão sendo implantadas rampas de acessibilidade a pessoas com deficiência física, piso tátil melhorando a acessibilidade de deficientes visuais.

“Essa é uma ação para beneficiar as pessoas da nossa Capital. Junto do Governo do Estado, estamos levando mais oportunidade e dignidade para a população. A brinquedopraça, idealizada pela primeira-dama Onélia, é um equipamento que não deixar nada a desejar e auxilia no desenvolvimento das crianças. Cada espaço dessa praça, que vou pedir zelo por parte de cada um, foi estruturado para que os moradores do entorno aproveitem”, disse o perfeito Roberto Cláudio.

Esta é a 39ª praça da Regional IV reformada pela Prefeitura de Fortaleza. Como parte do maior programa de requalificação de praças do município, a administração reformou, nos últimos cinco anos, cerca de 300 praças, sendo 254 delas com parquinho infantil fruto do programa Praça Amiga da Criança, idealizado pela primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra. O número representa mais da metade do total de praças existentes na Capital. A previsão é que até 2020 outras 150 praças sejam contempladas com reforma.