Nova etapa de implantação do CPRaio leva bases a 21 cidades

14 de agosto de 2019 - 14:43 # # #

Airton Lima Jr. - Ascom SOP Texto
Nivia Uchoa Foto

Nova etapa de implantação do CPRaio leva bases a 21 cidades

Concluídas instalações em 44 municípios com mais de 50 mil habitantes, agora é tempo de levar batalhões a cidades com população superior a 30 mil. Obras são de responsabilidade da SOP

A implantação de unidades do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) vem sendo acompanhada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), responsável por edificações e rodovias do Governo do Ceará. Com o batalhão de Acopiara, no último dia 8, foram concluídas as instalações em cidades com mais de 50 mil habitantes. Agora, a nova fase é voltada para municípios com mais de 30 mil habitantes.

Com isso, a lista dos 21 próximos beneficiados com estrutura do Raio e sistema de videomonitoramento tem Amontada, Bela Cruz, Guaraciaba do Norte, Ipu, Ipueiras, Itaitinga, Itarema, Jaguaribe, Jaguaruana, Massapê, Mauriti, Missão Velha, Nova Russas, Paracuru, Paraipaba, Pedra Branca, Pentecoste, Santana do Acaraú, Tabuleiro do Norte, Ubajara e Várzea Alegre.

As sedes do CPRaio geralmente são instaladas em prédios públicos reformados e adaptados sob competência da SOP. Dentre outras alas, os prédios têm sala de instrução, almoxarifado, alojamento e estacionamento, além de sala específica para instalação dos equipamentos de videomonitoramento.

CPRaio

O CPRaio representa uma iniciativa da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) que visa tornar mais eficiente o combate ao crime, levando mais segurança à população. Inicialmente operando em Fortaleza, essas forças especiais da Polícia Militar do Ceará foram se expandindo para o Interior a partir de 2015, e hoje contam com 44 bases, instaladas em todas as cidades com mais de 50 mil habitantes.

O efetivo total do CPRaio conta com 2.424 policiais militares, que utilizam uma frota de 1.364 motocicletas e 80 viaturas. Além disso, o trabalho nessas unidades dispõe do suporte do sistema de videomonitoramento, que conta com 3.304 câmeras de alta performance 24 horas em operação, formando uma grande rede estadual de vigilância eletrônica gerenciada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da SSPDS.