SSPDS apresenta plano de ação para Caminhada com Maria e Festa de Yemanjá

14 de agosto de 2019 - 09:45 # # # # # # #

SSPDS - Assessoria de Comunicação

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) divulgou, nesta terça-feira (13), o efetivo escalado para atuar na “Caminhada com Maria” e na “Festa Cultural de Yemanjá”. Ao todo, 290 profissionais da segurança pública reforçarão o policiamento nos dois eventos, entre equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), além de profissionais das forças amigas, como a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Entre as composições da PMCE empregadas estão as das unidades especializadas, como o Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA) e do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE).

Festa Cultural de Yemanjá

Com programação para esta quarta-feira e também para a quinta-feira, 14 e 15 de agosto, a Festa Cultural de Yemanjá acontecerá nos bairros Praia do Futuro e Praia de Iracema – respectivamente Áreas Integrada de Segurança 10 e 1 (AISs 10 e 1) -, e contará com a participação de 82 policiais militares, 22 policiais civis e oito bombeiros militares. Com a realização do evento, o 9º Distrito Policial (DP), no Vicente Pizon, funcionará em regime de plantão. As ocorrências também poderão ser encaminhadas ao 2º Distrito Policial, na Aldeota.

Caminhada com Maria

Uma das mais tradicionais celebrações religiosas da Capital, a Caminhada com Maria é realizada no feriado de Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Fortaleza, na próxima quinta-feira (15). O trajeto de 12 quilômetros terá o ponto de partida na sede do Santuário Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, e terminará na Catedral Metropolitana de Fortaleza, no Centro.

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) destacou 160 profissionais, que serão distribuídos ao longo do percurso. Já pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), serão 10 servidores entre delegados, inspetores e escrivães. Além de PMCE e PCCE, a passeata contará com a atuação de oito bombeiros militares. As ocorrências relacionadas ao evento poderão ser levadas ao 7º e ao 34º distritos policiais, respectivamente no Pirambu e no Centro da Capital.

O Corpo de Bombeiros ainda disponibilizará uma viatura de resgate, uma viatura de combate a incêndio e uma viatura de vistoriantes. Equipes da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) realizarão sobrevoos e darão suporte aéreo durante os dois eventos.