Coquetelaria além da caipirinha: participantes do curso de bartender da Evisa usam dose extra de criatividade

16 de agosto de 2019 - 10:52 # # # #

SPS - Assessoria de Comunicação
Drawlio Joca - Fotos


É no colorido das bebidas, no tilintar das pedras de gelo e na criatividade das misturas de sabores que 28 jovens descobrem o inebriante mundo da coquetelaria no curso de Bartender realizado pela Escola de Vida Sabor e Arte (Evisa). Iniciada em junho passado, a capacitação aborda, além de apresentações teóricas e práticas, a história dos drinks desde a origem até o manuseio, reforçando a ética da profissão e a importância de o profissional estimular o consumo responsável das bebidas.

Segundo a coordenadora da Evisa, Simone Veras, a atividade de bartender vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho. “É uma oportunidade de qualificação muito especial pois esses profissionais têm sido bastante solicitados por bares, restaurantes e bufês. E, sendo Fortaleza uma cidade com imensa vocação turística, a procura por bartenders é ampla. Já realizamos esse curso há algum tempo, em parceria com Diageo e o Instituto de Desenvolvimento Social e Cidadania, e cerca de 90% dos jovens estão empregados hoje”, destaca a coordenadora.

Uma nova turma para o curso de Bartender, com 30 vagas, terá início em setembro. Os interessados em participar devem ter entre 18 e 34 anos, ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o 3º ano. No ato da inscrição, é necessário apresentar RG, CPF, Carteira de Trabalho e comprovantes de endereço e de escolaridade. As matrículas são feitas exclusivamente de modo presencial, na Evisa, agora em novo endereço integrando a estrutura do Centro de Formação e Inserção Social pelo Trabalho (Cefit), localizado na Rua Valdetário Mota, 970, Papicu, em Fortaleza.

Doses de criatividade

Espaço para deixar fluir a imaginação, a bancada repleta de ingredientes tem aberto a visão sobre o mundo da coquetelaria até mesmo para quem já atua na área. Profissional de um movimentado bar da Capital, Bruno Lima, 35 anos, chegou à Evisa buscando aprimorar suas técnicas e, mergulhando nas próprias raízes, desenvolveu drinks autorais usando uma cearensezinha bastante apreciada: a cachaça. “Observei que muitas pessoas faziam drinks com gim e vodca, então quis criar um drink mais à base da cachaça, que é coisa nossa, da nossa terra. Logo produzi três drinks que remetem à Praia de Iracema, onde nasci e me criei. As praias já nem existem, pelo menos não com esses nomes, mas os drinks se chamam Lido Manso, Lido Brabo e Praia de Iracema, que é a junção dos dois lidos. Quis fazer uma homenagem através dessa trilogia de drinks autorais”, explica Bruno.

Um pouco diferente do já experiente colega, João Brasil, 21, havia tido contato com o mundo dos drinks quando trabalhou em um restaurante e veio à Evisa com um bocadinho de teoria na mente, mas sedento pela prática. “Aqui temos uma troca de conhecimentos muito intensa. E temos abertura para a criatividade. Quando concluir o curso, vou pegar meu certificado e buscar meu espaço no mundo da coquetelaria, quem sabe até abrir um negócio próprio”, planeja João. Assim como ele, Geane Alves, 22 anos, enxerga a capacitação como uma oportunidade de crescimento que vai além do entendimento sobre bebidas. “Aprendemos sobre profissionalismo, ética, bom atendimento. O que venho aprendendo aqui é para ser colocado em prática em qualquer atividade que realizar”, completa a estudante.

A Evisa

Coordenada pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), a Evisa capacita pessoas por meio da oferta diversificada de cursos na área da gastronomia, na perspectiva de inserção no mercado de trabalho, nos mais diversos tipos de empresas que atuam na produção, comercialização e prestação de serviços no segmento da alimentação.

Instalada no Cefit, a Escola, que conta com cinco salas de aula, duas cozinhas pedagógicas, um laboratório de informática e duas salas multiuso, amplia suas ações e oferece, neste segundo semestre, cursos de Massoterapia, Informática Avançada, Inglês e Auxiliar Administrativo, todos em parceria com o Criando Oportunidades. Além disso, já está sendo capacitada uma turma, com 22 alunos, do curso de Doces e Salgados.