Mês da Anistia: Alunos do Liceu do Ceará participam do Percurso Memória e Verdade

19 de agosto de 2019 - 12:19 # # #

Ascom SPS

Os alunos do Colégio Liceu do Ceará de Messejana traçam, nesta quarta (21), o Percurso da Memória e Verdade em Fortaleza. Será um passeio pedagógico por caminhos e locais de violência, torturas e prisões sofridas por cidadãos cearenses, nos 21 anos da Ditadura Militar no Brasil. Promovida pela Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), a ação busca realizar o resgate histórico e mostrar os acontecimentos no período de exceção no Estado e integra a programação do Agosto da Memória e Verdade, que discute a ditadura militar e celebra os 40 anos da Lei da Anistia.

Essa será a segunda ação da atividade, realizada, na semana passada, dessa vez com alunos do Colégio Estadual Liceu do Ceará (Centro). A proposta, explica Lúcia Alencar, orientadora da célula de Relações Institucionais e Articulação Regional de Direitos Humanos da SPS, é levar ações semelhantes para municípios do interior, começando pela Região do Cariri, no Sul do Estado.

A aula de campo será guiada pelo professor de Economia da UFC, David Oliveira, pelo ex-preso político e anistiado, Valter Pinheiro, e por Lúcia Alencar. Eles percorrerão prédios, praças e acervos públicos, em Fortaleza, conhecendo histórias de repressão e de resistência ao Golpe Civil-Militar de 1964.

Reconstrução da verdade

“Nosso objetivo é mostrar aos mais jovens um pouco da história do período de exceção, a partir da construção de uma política estadual de preservação da memória e reconstrução da verdade”, explica Lúcia Alencar. O Percurso Memória e Verdade é mais uma ação do GT e da SPS, a exemplo da Caminhada do Silêncio, realizada no último dia dez de agosto, em homenagem e memória aos 45 anos de morte do Frei Tito de Alencar e dos mortos e perseguidos políticos no período da Ditadura Militar no Brasil.

O Grupo de Trabalho Memória e Verdade foi instituído pelo governo do Estado em 23 de dezembro de 2016, por meio do decreto nº 32.113, e instalado em 31 de março de 2017. O GT reúne, além da SPS, representantes das Secretarias de Educação e Administração Penitenciária, das universidades Estadual do Ceará, do Cairi e do Vale do Acaraú, do Instituto Latino Americano de Estudos Sobre Direito, Política e Democracia; o Comitê Memória, Verdade e Justiça do Ceará; e o Grêmio Estudantil João Nogueira Jucá, vinculado ao Colégio Estadual Liceu do Ceará, e o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz, secção Ceará.