Bienal Fora da Bienal leva poesia para Centro Socioeducativo

20 de agosto de 2019 - 15:22 # # # # #

Lígia Duarte - Ascom Seas

Bienal Fora da Bienal leva poesia para Centro Socioeducativo

O evento culminou com a inauguração da Biblioteca da unidade feminina

A leitura e a poesia foram temas centrais nesta terça-feira (20) na ação Bienal Fora da Bienal no Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa Mota. A unidade recebeu parte da programação da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, em uma parceria entre a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) e a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult).

Para o superintendente da Seas, Ramom Carvalho, esse é um momento de fortalecer as ações existentes na área da arte e cultura. “Cada vez mais a gente tem discutido hoje nos Centros as metodologias educacionais, como podemos reinserir esses jovens na educação de qualidade, uma vez que os jovens que a gente acolhe veem em sua grande maioria em situação de evasão escolar, e precisamos reinseri-los na educação que é a base para tudo […]. E para reinseri-lo nesse contexto de evasão, precisamos tornar a educação um pouco mais atrativa, e temos encontrado nos livros a oportunidade deles conhecerem novas histórias[…], isso é de suma importância pro processo de desenvolvimento desses jovens e para o processo de ressocialização deles.’’

A ânsia por conhecimento e a história de vida de Jardson Remido abrilhantaram o evento que contou com a participação de 20 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa na unidade feminina e colaboradores da Seas. O poeta falou sobre sua experiência em uma unidade socioeducativa e apresentou por meio de poesia sua vivência com a leitura que o levou a ser, hoje, poeta marginal, como se auto intitula.

Para o artista essa troca de experiência foi importante. “Foi muito transformador e ressignificante porque, por mais que elas possam estar em privação de liberdade, elas podem abrir a mente e acessar estados de consciência através da plataforma do livro, que faz a gente preencher nossa imaginação e construir uma nova história.”

Para finalizar esse momento de arte e cultura por meio da leitura, adolescentes junto ao poeta e assessor do Eixo de Arte Cultura da Seas, Eduardo Africano, recepcionaram os convidados para a inauguração oficial da Biblioteca Bárbara de Alencar, recitando poemas. O espaço de leitura é o terceiro implementado nos Centros Socioeducativos.

Estiveram presentes no evento , o produtor da Secut e membro da Bienal, Fábio Vasconcelos e a coordenadora da Secult e Bibliotecária, Maura Isidório.