Alunos da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho iniciam restauração de vitral da Sefaz

21 de agosto de 2019 - 15:55 # # # #

Paulo Marcelo - Ascom EAOTPS/ Raquel Mourão - Ascom Sefaz

Alunos da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) – instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar – iniciam nesta sexta-feira (23/08), a partir das 14h30, o processo de restauração do vitral da sede da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE). O trabalho de restauro, fruto de uma parceria entre as duas pastas (Secult e Sefaz-CE), durará aproximadamente 50 dias, sendo dividida em quatro etapas. Na primeira, a equipe realiza a análise do estado de conservação atual e permanente do vitral. Após isso, é feita a elaboração do mapa de danos. Já na terceira etapa, serão realizados procedimentos de higienização das peças, para, por fim, iniciar a execução dos procedimentos metodológicos de recuperação dos componentes que necessitam de intervenção.

Todo o restauro será desenvolvido no próprio local onde está instalado o vitral e nos ateliês da Escola, sendo acompanhado por uma equipe especializada. Os jovens selecionados para o trabalho são alunos do Curso de Aperfeiçoamento em Conservação e Restauração de Bens Patrimoniais com foco na Técnica com Vitrais ofertado pela EAOTPS. Além de participarem da formação em restauro de vitrais, os alunos já passaram por outros cursos ofertados na área de conservação e restauração da EAOTPS.

O vitral da Sefaz será mais um patrimônio público restaurado com participação de alunos da EAOTPS. Edificações históricas de Fortaleza, como o Palacete Thomaz Pompeu Sobrinho (sede da Escola), o Cineteatro São Luiz e o Sobrado Dr. José Lourenço, além de obras de artes importantes, como as esculturas do Museu São José do Ribamar e o acervo da artista plástica Sinhá D’Amora (1906-2002), são alguns exemplos de peças e equipamentos restaurados com apoio da Escola de Artes e Ofícios.

Sobre o vitral da Sefaz

O painel foi inaugurado em 1927 com o Palácio da Fazenda (sede da Sefaz). Ele tem seis metros de altura e foi confeccionado pelo italiano Cesare Formenti e seu filho Gastão. Os dois artistas eram donos do Atelier Formenti, um renomado estúdio do início do século 20, localizado no Rio de Janeiro, responsável pela execução dos vitrais da Catedral Metropolitana de Vitória e do Palácio Tiradentes, sede do Legislativo fluminense. Essa é a segunda vez que o painel passará por reforma. Em 1997, na gestão do secretário da Fazenda Ednilton Soárez, o serviço foi realizado por uma empresa especializada, sob supervisão da Secult.