Delegação brasileira conta com sete cearenses nos Jogos Parapan Americanos de Lima 2019

21 de agosto de 2019 - 14:53 # # # # # #

Ascom Sejuv

Os paratletas se dividem nas modalidades de Tênis de Mesa, Natação, Bocha, Basquete e Atletismo

A Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) incentiva o esporte de alto rendimento no Estado do Ceará, tendo contribuído de diversas maneiras para que o Brasil pudesse contar com sete atletas cearenses na delegação brasileira dos Jogos Parapan-Americanos 2019.

A competição acontece a partir da próxima sexta-feira (23) e segue até o dia 1º de setembro. O evento está na sua sexta edição e será realizado na cidade de Lima, Peru. Esta é a primeira vez que o país sul Americano sediará um evento esportivo internacional importante.

Os atletas cearenses que irão participar do certame se dividem em cinco modalidades, Francisco Wellington de Melo e David Andrade de Freitas, Tênis de Mesa; Edenia Nogueira Garcia, Natação; Maciel de Souza Santos, Bocha, Oara Uchoa Assunção, Basquete; Francisco Jefferson de Lima e Clariene Abreu da Silva na modalidade de Atletismo, além de Francilidio de Andrade Soares que estará na Comissão Técnica brasileira.

David Andrade de Freitas recebe o benefício do Bolsa Esporte através do Programa Ceará Atleta, que tem como objetivo incentivar financeiramente e favorecer o desempenho esportivo dos atletas que estão abaixo da linha da pobreza.

Ele falou sobre a importância desse apoio e da emoção de participar de mais uma edição da competição “Essa bolsa é de suma importância para ajudar nas despesas, que por sinal, são muitas já que o tênis de mesa é uma modalidade Olímpica/Paralímpica profissional. É um momento ímpar na minha vida, apesar de ser meu quinto Parapan e ter ganhado medalhas de ouro em todas as edições, sempre dá aquele frio na barriga e me emociona muito ser um atleta cearense defendendo nosso Brasil e o Ceará. Sinto-me privilegiado por ter essa missão e por trazer medalhas para nosso Estado”, declarou David.

Clariene Abreu e Francisco Jefferson, atletas da modalidade de Atletismo, foram contemplados mais de uma vez com passagens aéreas por meio da Sejuv, para participar de competições durante o ano de 2019 que inclusive foram classificatórias para que eles estivessem nessa edição do evento.

Os Jogos Parapan-Americanos é uma competição multidesportiva para pessoas com deficiência. São realizados com base nos Jogos Pan-Americanos e acontecem a cada quatro anos. O Brasil é o país número um, no quadro de medalhas da competição com 445 medalhas de ouro, 311 medalhas de prata e 270 medalhas de bronze, totalizando 1026 subidas ao pódio.

A delegação brasileira é a maior da competição com 512 integrantes sendo, 337 atletas de 23 estados mais o Distrito Federal. O evento será disputado entre 33 países e 1.890 atletas, durante 11 dias.

As modalidades que farão parte do certame são: Atletismo, Basquetebol em cadeira de rodas, Badminton, Bocha, Ciclismo de Estrada, Ciclismo de Pista, Futebol de 5, Futebol de 7, Goalball, Judô, Levantamento de peso, Natação, Taekwondo, Tênis em cadeira de rodas, Tênis de mesa, Tiro com arco, Tiro desportivo, Voleibol sentado e Rugby em cadeira de rodas.