Hospital de Messejana: Especialistas ressaltam autocuidado na prevenção de doenças cardíacas

21 de agosto de 2019 - 15:34 # # #

Jessica Fortes - Ascom Hospital de Messejana

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), do Governo do Ceará, também conhecido como Hospital do Coração, é referência no tratamento de doenças cardíacas graves e de alta complexidade, inclusive transplantes. Diariamente, os pacientes são orientados sobre a importância do autocuidado para prevenir ou evitar agravos de doenças do coração.

As doenças cardiovasculares matam aproximadamente 380 mil pessoas por ano no país e cerca de 4 mil no Estado. A maioria das causas dessas enfermidades são evitáveis, como tabagismo, abuso de álcool, sedentarismo e alimentação inadequada. Esses fatores favorecem o surgimento de hipertensão, diabetes, obesidade e colesterol elevado. A saúde pode ser preservada mantendo uma rotina saudável.

“Com a mudança de hábitos é possível reduzir de modo expressivo os riscos de ter um evento cardíaco ou o agravamento de um problema. É comprovado cientificamente que uma dieta a base de frutas, vegetais, pobre em açúcar e gorduras; a prática de atividade física; a diminuição da carga de estresse, ter um ritmo de vida mais tranquilo, um sono de qualidade diminuem os riscos”, explica Daniele Lino, cardiologista clínica do HM.

 

Ela ressalta que o autocuidado é fundamental e a necessidade de compreender que saúde não é o contrário de doença. “Todos nós somos pacientes, mas infelizmente, muitos só cuidam da saúde quando acontece o primeiro evento. O problema é que o primeiro evento da doença coronariana pode ser fatal, pode não dar tempo de mudar para evitar o segundo. É importante refletir sobre isso”, enfatiza.

O motorista Felipe Fernandes, 38, mudou completamente sua rotina após um infarto. Ele foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (Samu 192 Ceará) e encaminhado ao Hospital de Messejana. Desde 2017, ele passou a dar mais atenção à saúde. “Eu tinha histórico familiar de doenças do coração e tinha uma vida toda desregrada. Achava que nunca ia acontecer comigo e quase perdi a minha vida. Mudei tudo, agora eu tento manter uma vida tranquila, sem estresse, me alimentando melhor, cuido do meu sono. Passei por um momento muito difícil, podia ter morrido ou ficado com sequelas, mas graças a Deus estou bem”, lembra.