HRSC: Exercícios regulares e alimentação saudável evitam doenças como AVC

21 de agosto de 2019 - 16:10 # # # # #

Thiago Conrado - Ascom HRSC

banner como identificar sinais do avc

Caminhar 30 minutos por dia, preferir mais salada no prato do que macarrão e arroz, optar por suco natural em vez de refrigerante e não abrir mão de momentos de lazer são hábitos que melhoram a qualidade de vida. Atitudes como essas, por exemplo, ajudam a prevenir doenças como o Acidente Vascular Cerebral (AVC). De acordo com o coordenador médico das unidades de AVC do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), o neurologista Alan Cidrão, 90% dos casos da doença poderiam ser evitados com a adoção de medidas de autocuidado.

“Entre os principais fatores de risco estão a hipertensão arterial (pressão alta), diabetes, colesterol alto, tabagismo e sedentarismo. É preciso que a população se conscientize e fique atenta com a prevenção dos fatores de risco. A prática de exercícios regulares e uma alimentação mais saudável são recomendadas para se evitar um acometimento de AVC”, destaca Cidrão.

São sintomas do AVC a perda imediata da visão e da força muscular em um lado do corpo; formigamento/dormência em um lado do corpo; dificuldade súbita para falar e/ou compreender o que se fala; tontura/vertigem e/ou dificuldade de manter o equilíbrio; dor de cabeça súbita, diferente de todas que a pessoa já sentiu, sem causa aparente.

Diante de uma pessoa com suspeita de AVC deve-se lembrar de quatro palavras: sorriso, abraço, mensagem, urgente. É a escala SAMU. É fácil de ser aplicada.
Segundo a coordenadora do serviço, Anna Karuza Feitosa, a rápida identificação do AVC é fundamental porque favorece o tratamento e reduz as chances de sequelas graves. “É de suma importância a identificação precoce dos sinais e sintomas do AVC, tanto por parte do paciente, familiar e/ou primeiro atendimento, para que esse paciente possa ser beneficiado pelo tratamento mais adequado em unidade de referência. A urgência no atendimento é crucial, visando reduzir a chance de sequelas graves e incapacitantes”, ressalta.

Referência

O HRSC é o terceiro hospital regional construído pelo Governo do Ceará no interior. Em um ano de funcionamento das unidades de AVC agudo e subagudo, foram realizados 956 atendimentos. Os pacientes são transportados para o Hospital Regional do Sertão Central pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Ceará 192) ou encaminhados dos municípios via Central de Regulação do Estado.

No Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim, os pacientes têm acesso a atendimento multiprofissional 24 horas por dia. Com a abertura desses serviços, a população da macrorregião de saúde do Sertão Central passou a ter uma estrutura especializada no tratamento do AVC.

“Fiquei encantada com tudo que vi aqui. Eu fui muito bem recebida, desde o momento que eu cheguei até a hora de receber alta. É um atendimento especial, passando pela equipe de assistência até os profissionais da limpeza. Para ser sincera, sinto um misto de saudade e alegria. Me senti tão bem tratada que não queria ir embora”, afirma a aposentada Maria Aurora Gonzaga Marreiro, 73 anos, ao receber alta. Ela mora em Canindé e foi internada no hospital após sofrer um AVC isquêmico.