Diversão e acolhimento nas visitações escolares: mais de 21 mil alunos já visitaram a feira literária

22 de agosto de 2019 - 17:14 # # # # #

Ascom Secult
Felipe Abud

Alunos de escolas públicas e particulares recebem uma acolhida diferenciada na feira literária. As visitações incluem atividades e sugestões de programação por monitores treinados do evento

Monumental. Esse é um dos adjetivos que podemos usar para falar da XIII edição da Bienal Internacional do Livro do Ceará, que, em apenas cinco dias, recebeu oficialmente mais de 180 mil pessoas. Boa parte deste grande público é formado por estudantes e esse número só tende a aumentar com as visitações escolares agendadas até o dia 25, quando termina a Bienal deste ano.

Diariamente chegam ao Centro de Eventos dezenas de ônibus com alunos e professores da capital e do interior. Todos são recepcionados com uma acolhida diferente, com monitores treinados que fazem mediação de leitura, promovem brincadeiras e atividades de teatro, tudo de acordo com a faixa etária do público. Dentre as atividades destacam-se exposições de artes visuais (Casa Juvenal Galeno e Terreiro em Sonho), contações de histórias e atividades infanto juvenis (mezanino 1, 1º andar do Centro de Eventos).

As visitas escolares foram programadas com antecedência em agosto e desde sábado (17) até quarta-feira (21) já passaram pelos corredores do Centro de Eventos 21.114 alunos de escolas públicas e particulares, segunda a coordenadora das visitações Norma Santana. Com isso deve ser superada a expectativa inicial da organização de receber 21.600 alunos do ensino fundamental I até o Ensino Médio.

 

Para a monitora Lara Albuquerque, que está acompanhando os grupos escolares que estão chegando a Bienal, esta é uma experiência incrível na sua vida. “É muito gratificante. Estar dentro dessa introdução e fazer a recepção desses alunos, que em sua maioria estão pela primeira vez na Bienal, é máximo”, compartilha a monitora.

A programação da Bienal é diversificada e alcança todos os públicos. Um exemplo é a turma do ensino fundamental I da Escola Municipal Joaquim Alves, que estava encantada com o estande da Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (térreo) na Bienal. Os alunos liam e interagiam com o espaço proporcionado para atividades lúdicas. Para a professora Isla Vidal, é um momento ótimo para ensinar aos alunos fora da sala de aula. “Está sendo uma experiência mágica trazê-los para esse mundo imenso da literatura. Isso enriquece bastante, porque incentiva os alunos a realizarem a leitura também na escola”, afirma a professora.

Dentre os espaços para crianças e jovens destaca-se a programação do Sesc, em espaço inserido na programação da juventude na Bienal (mezanino 1). Lá acontecem desde contações de histórias, mediação de leitura, oficina literária, espaço de ciências até apresentações teatrais. Para o coordenador da exposição de ciências, Douglas Menezes, a interação está sendo boa. “As pessoas que participam dessa exposição têm liberdade para pegar, testar, brincar, interagir com as peças, e contamos com artefatos desde o microscópio até peças de ciência biológica”, comenta o coordenador.

Para os alunos do ensino médio a experiência de sair da sala de aula também está sendo muito rica. “Estou gostando muito do espaço da Bienal, acho muito atrativo. É sempre muito interessante ter esses momentos extra sala de aula, além de agregar muita cultura e conhecimentos diferentes que muitas vezes não é passado em sala de aula”, comenta a estudante do terceiro ano, Amanda Laís, da escola pública Eudes Veras (Maracanaú).

Sobre a Bienal

A XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará é apresentada pelo Ministério da Cidadania e pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Realizada pelo Instituto Dragão do Mar, Governo do Estado do Ceará, por meio da Secult, e Governo Federal, a Bienal do Livro conta com os patrocínios de Bradesco, Cagece, Grendene e Cegás, e com os apoios de Fecomércio, Sebrae, Universidade de Fortaleza (Unifor), Unilab, TV Ceará, Sistema Verdes Mares, Grupo O Povo, Café Santa Clara, RPS Eventos, Câmara Cearense do Livro, Sindilivros-CE, Câmara Brasileira do Livro (CBL), Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), Associação Nacional de Livrarias (ANL), Prefeitura de Fortaleza e das Secretarias de Educação (Seduc), Turismo (Setur), Cidades (SCidades) e Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece).

Serviço

XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará
De 16 a 25 de agosto, de 10h às 22h
Centro de Eventos do Ceará