Parque do Cocó recebe ação de incentivo à amamentação neste domingo (25)

22 de agosto de 2019 - 17:03 # # #

Martina Dieb - Ascom Sesa Texto
Jeorge Wagner Arte gráfica

Neste domingo, 25, a ação Saúde no Parque incentiva o aleitamento materno e os cuidados com a saúde da mãe e da criança. A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covig), promove orientação e serviços à população no Parque do Cocó, das 7h às 11h30. A atividade faz parte da Campanha Agosto Dourado, que destaca este ano a conscientização dos pais e familiares sobre seu papel no apoio à prática do aleitamento materno.

O Parque do Cocó receberá duas tendas com nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e enfermeiros. A ação contará com profissionais do Banco de Leite Humano do Hospital Geral César Cals (HGCC), da rede pública do Governo do Ceará, orientando sobre o aleitamento materno e a doação de leite.

A equipe multiprofissional do HGCC orientará às puérperas e gestantes sobre o período de lactação, que inclui a desmistificação sobre a amamentação, o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho, a posição correta de amamentar, tirando dúvidas e sensibilizando sobre a importância da doação de leite materno. Na programação, haverá dinâmica em grupo abordando a autoestima materna conduzida por psicólogos.

“Durante o aleitamento materno é necessário que a mãe esteja bem. Para isso, ela precisa de um suporte da família para ajudá-la no dia a dia apoiando para que se sinta mais segura. Daí a importância que a família esteja junto dando esse apoio psicológico e participando desse processo de desenvolvimento da criança”, explica a pediatra Rejane Santana, coordenada do Banco de Leite Humano do HGCC. O leite materno oferece anticorpos que protegem os recém-nascidos de infecções, reduzindo a mortalidade infantil e auxiliando no desenvolvimento cognitivo.

Incentivo à amamentação

Os bancos de leite do Ceará, além de receberem doação para recém-nascidos internados nas unidades hospitalares oferecem também informação para as puérperas. O Ceará conta com 31 postos de coleta e bancos de leite humano, além de 16 salas de apoio à mulher trabalhadora que amamenta certificadas pelo Ministério da Saúde. No ano passado, o Estado coletou 7.318 litros de leite humano que beneficiaram 8.354 recém-nascidos internados.

Quatro hospitais da rede pública do Governo do Ceará contam com bancos de leite: Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), em Fortaleza, e Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral. No ano passado, essas unidades coletaram 3.688 litros de leite humano, cerca de metade do que foi doado no Estado.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que as crianças sejam alimentadas, exclusivamente, até os seis meses do leite da mãe por ter os nutrientes necessários para um desenvolvimento mais saudável. A OMS também reforça a importância do leite materno até os dois anos.

Saúde no Parque

Durante toda a manhã haverá também serviços de auriculoterapia, terapia de estimulação de pontos nas orelhas para alívio de dores, enxaqueca e insônia; orientação postural; avaliação de estresse; memória; depressão; ansiedade e distribuição de preservativos. O evento deste domingo no Parque do Cocó terá o apoio do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Ceará (Crefito) e do Mercadinho São Luís.

Serviço

Agosto Dourado no Parque do Cocó
Data: 25 de agosto, domingo
Horário: 7 às 11h30
Local: Parque Estadual do Cocó (Av. Padre Antônio Tomás, s/n – Cocó)