Alunos dos CITS visitam centro de treinamento do Ceará Sporting Club

23 de agosto de 2019 - 17:31 # # #

Ascom SPS Texto
Drawlio Joca<.span> Fotos

Perninhas nervosas, olhinhos entusiasmados e um festival de “já chegamos?” marcaram a visita de 38 crianças e adolescentes dos Centros de Inclusão Tecnológica e Social (CITS) dos bairros José Walter e Jangurussu, em Fortaleza, à Cidade Vozão, parte do complexo esportivo do Ceará Sporting Club, localizado no município de Itaitinga. Praticantes de futsal e de futebol de campo nas unidades da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), os futuros atletas dos CITS, com idades entre sete e 18 anos, conheceram a estrutura do local que abriga as equipes do futebol de base, times sub-11, 13, 15, 17 e 20, do Alvinegro de Porangabussu.

“Seguimos fazendo atividades externas com as crianças para que tenham oportunidade de conhecer outros espaços e para que se sintam estimuladas através dessas vivências”, explica Leandro Lima, coordenador do CITS José Walter. Localizadas em sete bairros da Capital, além de José Walter e Jangurussu, também no Parque São José, Aerolândia, São Bernardo, Mucuripe e Conjunto Ceará, as unidades atendem a população por meio de capacitação profissional para jovens e adultos. Ainda disponibilizam atividades socioesportivas como ginástica, futsal, futebol de campo e karatê, além de aulas de violão, balé, danças e teatro. Entre 2015 e 2018, foram 17 mil beneficiados pelas atividades esportivas e culturais nas sete unidades, além das 5.418 pessoas qualificadas.

Única menina em um grupo de 38 apaixonados por futebol, Bruna Ketlen, nove anos, goleira de Futsal, diz convicta que esporte é o seu futuro. “O esporte dá mais força, mais atitude. É o meu sonho. Quando crescer, vou ser goleira sim”, destaca a atleta que se dedica aos treinos no CITS José Walter três vezes por semana. Assim como Bruna, Lucas de Sousa, 18 anos, autista, trazia um sorriso que denunciava a alegria de estar em campo batendo uma bolinha com a turma do time sub-13 do Ceará. “É muito legal. Já jogo futebol na minha escola e é tão bom estar aqui”, confessa.

Há dez anos no Ceará Sporting Club, oito como jogador profissional e dois como Coordenador de Captação, João Marcos recepcionou a turma dos CITS e avisou que qualquer atividade exige compromisso e dedicação. “Se vocês têm um sonho, corram atrás. É preciso se empenhar. E lembrem-se: no futebol ou em qualquer outra profissão, respeitem as pessoas e sejam do bem. O sucesso no esporte uma hora acaba e o que fica é o profissional, o cidadão que você é. Não deixem que ninguém diga que vocês não podem realizar algo que desejam. Sigam pelo caminho certo e foquem nos objetivos de vocês”, aconselhou João Marcos.

Sobre a Cidade Vozão

Atualmente, 160 jogadores estão em formação na Cidade Vozão e têm à disposição equipe composta por fisiologistas, preparadores físicos, preparadores de goleiros, treinadores, auxiliares técnicos, roupeiros, médicos, fisioterapeutas, psicólogo, assistente social, nutricionista, observador técnico e analista de desempenho. O equipamento conta com quatro campos de medidas oficiais FIFA e outro com menor proporção para treinos físicos e para jogadores em transição. Além disso, no prédio principal de cerca de 1.600m², o clube aloja 58 atletas, em acomodações com ar condicionado e camas individuais. Para eles, são oferecidas todas as refeições e suplementação necessárias.