Medalhistas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas visitam a Seduc

26 de agosto de 2019 - 14:16 # # # #

Seduc - Ascom

A secretária da Educação, Eliana Estrela, recebeu, nesta segunda-feira (26), uma representação de estudantes medalhistas na 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O encontro teve o intuito de reconhecer e incentivar o empenho e a dedicação dos jovens, assim como o apoio dado pelas escolas e as famílias. O secretário executivo do Ensino Médio e da Educação Profissional, Rogers Mendes, também participou do momento. À tarde, os alunos recebem homenagem na Assembleia Legislativa do Ceará.

“Ficamos muito felizes com esse resultado. Parabenizo a cada um dos jovens, assim como às famílias e às escolas, pelo mérito alcançado. Que eles possam disseminar entre os colegas o quanto vale a pena estudar, não só pelas medalhas, mas pelo conhecimento que se constrói. Que a gente possa avançar cada vez mais”, salienta Eliana Estrela.

Daniel Soares Azevedo, ex-aluno da Escola Dona Marieta Cals, de Cariré, foi medalhista de ouro na competição. Hoje o jovem cursa Engenharia Civil na Universidade Vale do Acaraú (UVA) e explica que o gosto pela matemática surgiu ainda na infância.

“Pedia ao meu irmão mais velho que brincasse comigo, e o que ele fazia era me passar exercícios de matemática. Aquilo me fez criar gosto e facilidade com a matéria. A OBMEP representou para mim uma grande motivação para aprofundar os estudos e não me contentar, apenas, em fazer o dever de casa ou conseguir boas notas na escola. Tive que me adequar a uma rotina mais puxada para conseguir este objetivo”, conta.

De acordo com Daniel, o êxito na matemática refletiu no interesse em relação às demais áreas do conhecimento. “Foram aulas aos sábados e grandes listas de exercícios, que me fizeram pegar um ritmo de estudos, ajudando inclusive nas outras disciplinas, o que me foi altamente benéfico. A OBMEP transformou minha vida, não fiquei com a mentalidade de aprender os conteúdos apenas para o vestibular, e sim, pelo gosto em aprender. Será algo que vou carregar pela vida toda”, considera.

Incentivo

Sandra Nascimento, diretora da Escola Otília Correia Saraiva, de Barbalha, lembra da dedicação prestada pelos professores, com o objetivo de melhor preparar os alunos. “Nossos professores desenvolveram projetos de estudos no horário de meio-dia, como também aos sábados, com muito zelo. Quando nossos alunos conquistam essas medalhas, mostram que é possível aprender disciplinas como matemática, física e química, de uma forma suave”, observa.

Os estudantes cearenses obtiveram participação de destaque na 14ª OBMEP. Ao todo, foram 1.168 premiações recebidas por alunos dos ensinos fundamental e médio, sendo cinco de ouro, 24 de prata, 83 de bronze e 1.056 Menções Honrosas.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2018, mais de 18 milhões de alunos participaram da olimpíada.

Premiações

Medalhas de Ouro:
Nível 1 (6º e 7º ano EF): 01
Arthur Diniz Cabral – Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó
Nível 2 (8º e 9º ano EF): 01
Lourival Alves Nogueira – EEFM Marcelino Champagnat
Nível 3 (1º, 2º e 3º ano EM): 03
Daniel Soares Azevedo – EEFM Dona Marieta Cals
Francisco Anderson Silva Vieira – EEFM Alfredo Nunes de Melo
Ariane Kevinny Muniz Ribeiro – EEEP Otília Correia Saraiva
Total Ouro: 05

Medalhas de Prata:
Nível 1 (6º e 7º ano EF): 04
Nível 2 (8º e 9º ano EF): 00
Nível 3 (1º, 2º e 3º ano EM): 20
Total Prata: 24

Medalhas de Bronze:
Nível 1 (6º e 7º ano EF): 08
Nível 2 (8º e 9º ano EF): 08
Nível 3 (1º, 2º e 3º ano EM): 67
Total Bronze: 83

Menções Honrosas:
Nível 1 (6º e 7º ano EF): 28
Nível 2 (8º e 9º ano EF): 65
Nível 3 (1º, 2º e 3º ano EM): 963
Total Menção Honrosa: 1056