Cresce o número de aberturas de empresas em 2019

27 de agosto de 2019 - 15:07 # # # #

Mariana Menezes - Ascom JUCEC

Mais de 49 mil empresas já foram abertas de janeiro a julho deste ano, representando 84% dos registros feito em todo o ano de 2014.

O número de novas empresas registradas na Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), autarquia vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, apresentou crescimento nos registros de janeiro a julho deste ano, período em que já foram abertas 49.793 novas empresas, em comparação aos últimos cinco anos, quando se registrou em todo o ano de 2014 o total de 58.650 constituições. Em percentuais, os números de novas empresas abertas até julho de 2019, representam 84% dos registros feitos em todo o ano de 2014.

O constante ritmo de crescimento de abertura de novos negócios pode ser explicado pelos projetos que propõem facilitar os procedimentos de registro empresarial, de acordo com o vice-presidente da Jucec, Caio Rodrigues. “Os números revelam um crescimento exponencial, fruto de um trabalho comprometido que vem sendo desenvolvido com o intuito de melhorar o ambiente de negócios do estado, além do projeto de desenvolvimento econômico, liderado pela Sedet, que têm a finalidade de evitar entraves na economia e tornar o estado um ambiente propício ao empreendedorismo e à atividade produtiva”, destacou.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará, Maia Júnior, o crescimento no número de empresas no estado é um dos objetivos do Governo do Estado no sentido de impulsionar o Produto Interno Bruto (PIB) cearense. “Para aumentar o PIB do Estado é necessário ampliar o fluxo de investimentos do ponto de vista privado”.

Maia Júnior também destaca os setores que vêm se destacando no número de novos negócios e na geração de empregos. “É surpreendente a quantidade de pequenas empresas provedoras de internet, através do cinturão digital, da cadeia de cabos ópticos, data center. Há uma atração forte neste segmento. Não são só grandes empresas, mas há, sobretudo, uma expansão muito grande nas empresas de instalação de geração fotovoltaica, a geração distribuída. O Ceará tem hoje quase 600 empresas de instalação se mobilizando e prestando serviço no Estado”, destaca.

Microempresas

Os números de abertura de novos negócios apresentaram crescimento em todos os tipos de empresa, sendo possível destacar as pequenas empresas, que podem ser tipo Empresário Individual ou Microempreendedores individuais, que apresentam o maior volume no número de aberturas em todos os anos. Somente em 2019, já foram abertas 45.948 pequenas empresas, o que corresponde a 92.27% das empresas constituídas este ano.

Simplificação do processo de registro de empresas

A abertura de empresas no estado hoje possui mecanismos que facilitam todo o processo, desde registro até o licenciamento da empresa. A implementação da Redesim (Lei 11.598/11), que integra órgãos responsáveis pela formalização da empresa em único portal, e a possibilidade de realizar o registro da empresa 100% pela internet são projetos implementados no Ceará que contribuíram para facilitar a abertura de empresas, bem como reduzir o tempo para este processo.

Além disso, também é possível realizar o registro mercantil pela internet de forma automática, em minutos, já disponível para os tipos jurídicos Empresário, Sociedade LTDA e Empresa Individual de Sociedade Limitada, EIRELI, que atendam aos requisitos necessários.