Governo do Ceará encerra Agosto Dourado com Seminário Estadual de Aleitamento Materno

27 de agosto de 2019 - 17:37 # # # #

Martina Dieb - Ascom Sesa Texto
Ariel Gomes Fotos

A iniciativa do Governo do Ceará, por meio do Gabinete da Primeira-Dama e da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), foi realizada na manhã desta terça-feira, 27, com o IV Seminário Estadual de Aleitamento Materno. O evento ocorreu no Hotel Plaza Suíte, como parte das ações do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, e marca o encerramento do Agosto Dourado, que este ano destacou a conscientização dos pais e familiares sobre seu papel no apoio à prática do aleitamento materno.

Na abertura do seminário, Dagmar Soares, coordenadora do Mais Infância Ceará, destacou a amamentação como um dos pilares importantes do programa. “O programa tem trabalhado o cuidado integral na primeira infância e o aleitamento como uma das ações mais importantes no combate à mortalidade infantil. Além de fortalecer o vínculo entre a mãe e o bebê, no cuidado à depressão materna e por promover o fortalecimento de vínculo da família”, disse a coordenadora.

“O aleitamento é a interação mais profunda entre a mãe e a criança. Durante o momento da amamentação acontece a troca de olhares e esse contato visual favorece o afeto, a proximidade e ajuda no desenvolvimento cognitivo do bebê. Este evento é uma forma de reconhecer também o trabalho dos profissionais que atuam nas unidades hospitalares. Eles acompanhando mães e famílias nesta fase tão importante para a criança e ajudam na recuperação de recém-nascidos internados”, ressaltou a primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana.

O seminário prestou homenagem as unidades hospitalares do Estado com Bancos de Leite Humano pela atuação em prol da infância e do incentivo ao aleitamento materno. Foram agraciados o Hospital Geral César Cals (HGCC), Hospital Infantil Alberto Sabin (Hias), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Maternidade Escola Assis Chateaubriand, em Fortaleza, Hospital Municipal João Elísio de Holanda, Maracanaú, Hospital Regional Norte (HRN), Sobral, Hospital Maternidade São Lucas, Juazeiro do Norte, Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, Barbalha, e o Hospital Maternidade Jesus Maria José, em Quixadá.

O secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Sobrinho, Dr. Cabeto, ressaltou o aleitamento materno como necessário para o desenvolvimento da criança e a promoção da saúde. Ele destacou ainda o estímulo à amamentação exclusiva até os seis meses. “A amamentação supri todos os nutrientes importantes para o desenvolvimento do recém-nascido, além de protegê-lo de possíveis doenças cardiovasculares e alergias. O aleitamento exclusivo tem um papel fundamental no desenvolvimento do bebê e na prevenção de doenças futuras, isso faz com que tenhamos crianças e adultos mais saudáveis. Esse evento consolida o empoderamento da população sobre o papel da amamentação”, salientou Dr. Cabeto.

Aleitamento materno

Por meio do leite materno, o recém-nascido fica protegido de doenças. Além de garantir benefícios orgânicos, como a transmissão de anticorpos da mãe para a criança, a amamentação pode evitar ainda problemas fonoaudiológicos, respiratórios, auditivos e psicomotores. O aleitamento é a maneira ideal para fornecer à criança nutrientes essenciais para um desenvolvimento saudável. Por isso, é considerado um investimento para salvar vidas, por contribuir com a promoção da saúde e o desenvolvimento humano e social.

Bancos de Leite Humano

Os bancos de leite do Estado, além de receberem doação para recém-nascidos internados nas unidades hospitalares oferecem também informação para as puérperas. O Ceará conta com 31 postos de coleta e bancos de leite humano, além de 16 salas de apoio à mulher trabalhadora que amamenta certificadas pelo Ministério da Saúde. No ano passado, o Estado coletou 7.318 litros de leite humano que beneficiaram 8.354 recém-nascidos internados.

Quatro hospitais da rede pública do Governo do Ceará contam com bancos de leite humano: Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), em Fortaleza, e Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral. No ano passado, essas unidades coletaram 3.688 litros de leite humano, cerca de metade do que foi doado no Ceará.

Essa corrente depende do apoio das mães que amamentam. Para ser uma doadora é importante desejar doar espontaneamente, estar saudável, não fumar, não usar álcool ou drogas e nem fazer uso de medicamentos que impeçam a doação. Além disso, é preciso fazer um cadastro de doadora no Banco de Leite Humano. Na triagem, é necessário apresentar documento de identificação com foto, apresentar a caderneta de gestante com resultados de exames ou passar por testes na triagem.

 

 

Ouça

O IV Seminário Estadual de Aleitamento Materno está entre as ações do Programa Mais Infância Ceará e faz parte do Agosto Dourado, que este ano aborda a temática “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!”. A primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, fala sobre a ação.