Psicólogos orientam sobre como evitar estresse

27 de agosto de 2019 - 15:41 # # # #

Milena Fernandes - Ascom HSM
Fabio dos Santos Arte gráfica


Nesta terça-feira, 27, é celebrado o dia do psicólogo. No Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), da rede pública do Governo do Ceará, 21 profissionais, especializados nas mais diversas abordagens, fazem parte do Serviço de Psicologia e atuam em diversos setores: Unidades de Internação, Hospitais Dia, Unidade de Desintoxicação, Ambulatórios Gerais e Especializados, Núcleo de Atenção à Infância e Adolescência (Naia) e no Acolhimento Emergencial do Serviço de Pronto Atendimento (SPA). Em média, 700 pacientes são atendidos por mês. Em 2018, foram realizados cerca de 20 mil atendimentos psicológicos.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Psicologia do HSM, Carla Lima, todas as complexidades psicopatológicas são atendidas, mas o público maior é marcado por vulnerabilidade social elevada. “O desamparo agrava os quadros psicopatológicos, quando não é o próprio causador do adoecimento. Percebemos nos últimos anos um aumento pela busca assistencial nos casos de uso/abuso de álcool e outras substâncias psicoativas, ilícitas ou não. Mas os casos que continuam tendo uma maior demanda pelos nossos serviços no HSM são os graves de depressão, transtornos de humor, esquizofrenia e transtornos de personalidade”, explica Carla.

A vendedora R.M.F, 35, é uma das pacientes atendidas no Ambulatório Especializado do HSM. Ela conta com a ajuda dos psicólogos. Foi possível superar a depressão que já fazia parte da vida dela há muitos anos. “Eu não conseguia sair da cama, não tinha força, me sentia culpada, ansiosa, um vazio persistente e até delírios faziam parte do meu dia a dia. Só comecei a melhorar quando eu iniciei o tratamento no HSM”, revela.

A psicóloga, especialista em saúde mental e atenção psicossocial, Larissa Albuquerque de Souza, comenta que o atendimento realizado nas unidades e nos ambulatórios também está relacionado com a prevenção. Os psicólogos costumam organizar rodas de conversa com os pacientes e acompanhantes, passando dicas importantes para o alcance do bem-estar.

Um dos fatores mais importantes é a prevenção do estresse. “O termo estresse se aplica a qualquer estímulo ou mudança no meio externo ou interno gerador de tensão, que ameaça a integridade sociopsicossomática da pessoa, em suas propriedades físico-químicas, biológicas ou psicossociais. O estresse pode ser causado por algo que requer uma adaptação ou mudança no nosso meio habitual. O corpo reage a estas mudanças com respostas físicas, mentais e emocionais”, ressalta.

Como identificar o estresse

A psicóloga destaca que, em muitos casos de estresse, será necessário também ajuda profissional. “A pessoa reconhece que está estressada por alguns indícios emocionais, como o sofrimento por antecipação, os pensamentos negativos, não ter flexibilidade para nada ou não saber sair de situações simples. A falta de flexibilidade, sem dúvida, é um dos maiores indícios. Se algo sai do esquema que planejou, ela não consegue ter flexibilidade e jogo de cintura para mudar. Se for o seu caso, não hesite em procurar ajuda profissional”, reforça.

De acordo com o psicólogo Danilo Rodrigues Almeida Montenegro, da unidade de internação masculina do HSM, os sintomas do estresse podem ser manifestados por meio de sinais psicológicos e/ou físicos. Os sintomas psicológicos são: nervosismo, angústia, excesso de preocupação, ansiedade, irritação, impaciência, tontura, problemas de concentração, de memória, sensação de perda de controle, dificuldade para tomar decisões importantes.

“Além disso, a pessoa que se encontra estressada, normalmente não consegue se organizar e se concentrar em atividades cotidianas, o que pode fazer com que ela fique cada vez mais estressada”, afirma Danilo.

Já os sintomas físicos incluem a queda de cabelo em excesso, cefaleia ou enxaqueca, tensões musculares, alergias, insônia, baixa imunidade, problemas gastrointestinais e do coração, mãos frias e suadas e problemas de pele, como acne. Segundo o psicólogo, esses também podem ser indicativos de estresse.

Caso sejam observados esses sintomas, é importante identificar as causas do estresse para que elas sejam resolvidas, sendo necessário, por vezes, procurar um médico clínico geral e também um psicólogo, para que ele possa indicar o tratamento adequado.