Gestantes conhecem maternidade e serviços do HGCC

28 de agosto de 2019 - 14:46 # # #

Wescley Jorge - Ascom HGCC Texto
Thiago Freitas Fotos

Olhares curiosos, atenção apurada, para não perder nenhuma informação confirmavam o interesse em conhecer o possível para o momento do parto. Gestantes da Unidade Básica de Saúde (USB) Guiomar Arruda visitaram na manhã desta quarta-feira (28), a maternidade do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da rede pública do Governo do Ceará.

A visita à maternidade é uma ação preconizada pela Rede Cegonha e faz parte da dimensão “Vinculação”, que integra o programa de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On), do Ministério da Saúde. A visita consiste em um momento de imersão no ambiente de maternidade familiarizando as gestantes aos ambientes da unidade hospitalar. Essa ação tem o intuito de evitar que a gestante chegue ansiosa, nervosa e sinta-se segura para o momento do parto.

“A Rede Cegonha preconiza que a gestante conheça, com antecedência, o local em que ela provavelmente seja assistida na hora do parto”, explica Alda Maria da Silva, enfermeira residente, que integra o programa Apice On no HGCC. Para a profissional as visitas tornam o processo mais fácil e esclarecedor para as futuras mães.

A enfermeira Anne Sherida de Castro, da UBS Guiomar Arruda, ressalta que este momento é importante por promove esclarecimentos às gestantes. “Elas sentem-se mais seguras e mudam a concepção sobre a hora do parto e sobre o hospital”, destaca.

Em sua quarta gestação, a dona de casa Sandra Maria Nascimento de Aquino, diz que já visitou outra maternidade. Ela já passou pelo HGCC, mas não conhecia as instalações e gostou do que viu. “Eu me sinto mais segura conhecendo o ambiente antes e vendo a estrutura. O atendimento foi o que mais me chamou a atenção. Aqui é muito bom”, declara Sandra Maria, que está no terceiro mês de gravidez.

Acolhimento

Durante toda a visita num percurso previamente elaborado, as gestantes são acompanhadas por uma equipe multiprofissional de enfermeiras obstétricas, fisioterapeutas e assistentes sociais. Elas conhecem a emergência obstétrica, sala de parto, casa da gestante, neonatologia, alojamento conjunto e o Banco de Leite Humano.

Ao final da visita, as gestantes compartilham ainda suas experiências, tiram dúvidas e recebem orientações sobre o momento do parto.