Ipece realiza em setembro Pesquisa por Amostra de Domicílio do Ceará

29 de agosto de 2019 - 12:15 # # # #

Pádua Martins - Ascom Ipece

Os envolvidos na pesquisa estão tendo treinamento, com aplicação de algumas entrevistas, desta quinta-feira (29) até sábado (31).

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Ceará, inicia em setembro a Pesquisa Regional por Amostra de Domicílio do Ceará (Prad/CE), que vai ser realizada pela empresa Datamétrica Pesquisa e Consultoria. A pesquisa tem como meta fazer um levantamento socioeconômico sobre a população cearense por meio da coleta de dados relacionados aos temas de saúde, educação, segurança pública, assistência social, pobreza, mercado de trabalho, distribuição de renda, entre outros, além das características dos domicílios e dos indivíduos.

Para o início da pesquisa, nesta quinta-feira (29) e até o dia 31 (sábado) todos os envolvidos no trabalho – coordenadores, supervisores, entrevistadores, analistas de sistema, verificadores, processadores e alimentadores de banco de dados e analista elaboradores de relatórios – estão ultimando os preparativos. O treinamento ocorre no Hotel Brasil Tropical (Avenida da Abolição, 2323, Meireles). Na quinta (29) e sexta-feira (30) os trabalhos são internos, mas no sábado (31) vai ser realizado um treinamento de campo, quando serão aplicadas algumas entrevistas.

Segundo o professor João Mário Santos de França, diretor Geral do Ipece, o Prad/CE vai coletar informações socioeconômicas da população cearense e terá representatividade estatística para o Estado, em nível de zona urbana e rural, assim como para as suas regiões de planejamento. “Vão ser gerados dados demográficos e socioeconômicos com maior detalhamento espaço-temporal. Tais informações serão extremamente úteis no planejamento, no monitoramento e na avaliação de políticas públicas, pois preencherá importantes lacunas atualmente existentes nas pesquisas e indicadores disponíveis” – frisa. A pesquisa envolve recursos da ordem de R$ 1,3 milhão, segundo informa Rafaela Martins, gerente de Estatística, Geografia e Informação (Gegin) do Ipece.

Sobre a Pesquisa

O questionário da Prad/ CE possui um total de 394 perguntas, às quais estão estruturadas em 11 blocos. O tempo mediano da entrevista (realizado no pré-teste do questionário) foi de 50 minutos. Na aplicação do questionário, o entrevistador utilizará equipamentos eletrônicos portáteis. O equipamento também irá coletar as coordenadas georreferenciadas do domicílio pesquisado, permitindo a avaliação do local de realização da pesquisa por meio do Sistema de Monitoramento online.

Os 11 blocos abordam diferentes temas: características do domicílio, que é composto por 73 perguntas, abordando temas relativos à caracterização urbana do entorno do domicílio, posse e infraestrutura do domicílio, bens duráveis existentes, condições de esgotamento sanitário, abastecimento de água, coleta de lixo, energia elétrica, etc.; segurança alimentar, que é formada por 16 perguntas sobre compra ou recebimento a alimentos, frequência de refeições, situação de fome, recebimento de cesta básica, dentre outros; identificação dos moradores, composto por 34 perguntas, abordando temas relativos a sexo, idade, raça, estado civil, condição no domicílio, existência de documentação pessoal, pessoas com deficiência e migração etc.

Também tem os blocos de educação, com 39 perguntas, abordando temas relativos a analfabetismo, educação infantil, ensino fundamental, médio e superior, dentre outros; acesso a informação, com sete perguntas, sobre temas relativos à telefonia (fixa e móvel); acesso a internet, leitura de livros; renda e mercado de trabalho, com 113 perguntas, abordando temas relativos a rendimento, pessoas ocupadas por tipo de atividade, pessoas não ocupadas, trabalho principal e secundário, deslocamento para o trabalho, busca por emprego, afazeres domésticos, trabalho infantil, dentre outros. Já o item saúde é formado por 45 perguntas que abordam temas relativos avaliação do estado de saúde, existência de doenças (diabetes, coração, renal, AVC, outras), uso de medicamentos de forma contínua, utilização de plano de saúde, diagnóstico de dengue, chikungunya e zika e utilização e avaliação de serviços de saúde.

A pesquisa também aborda a saúde reprodutiva da mulher, que é composto por 24 perguntas sobre temas relativos à gravidez, aborto, acompanhamento de pré-natal e realização de exames; saúde de menores de seis anos, com 14 perguntas sobre peso ao nascer, alimentação por leite materno, existência de caderneta de saúde, vacinação e realização de exames. O estilo de vida também faz parte da pesquisa, com 12 perguntas, abordando temas relativos prática de exercícios físicos, prática de esportes, participação em programas públicos de incentivo a atividade física, consumo de bebida alcoólica, fumante, dentre outros. O item segurança, com 17 perguntas, aborda temas relativos à sensação de segurança; vítima de violência física, sexual ou psicológica etc.