Escolas modernas e confortáveis beneficiam mais de 400 mil estudantes cearenses

30 de agosto de 2019 - 09:50 # # # #

Airton Lima Junior - Ascom SOP

O Governo do Ceará, através da Secretaria da Educação (Seduc), vem investindo amplamente em diversos modelos de equipamentos educativos para beneficiar a população em todo o Estado. A implantação desses prédios é acompanhada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), visando oferecer espaços modernos e confortáveis para os estudantes cearenses. A rede estadual conta hoje com 728 escolas e 423 mil alunos.

Do total de escolas, 252 atendem em tempo integral (130 de Ensino Médio Regular em Tempo Integral – EEMTI, e 122 de Educação Profissional – EEEPs). De 2015 até agora, foram 54 novas escolas estaduais entregues – 35 no padrão de Ensino Médio e 19 de Educação Profissional –, além de outros equipamentos específicos, como 28 ginásios. Há um cuidado em oferecer diversas atividades pedagógicas, que não se limitam à grade das disciplinas regulares. Isso traz reflexos não só na aprendizagem, mas no desenvolvimento físico e psicossocial dos estudantes da rede pública.

Estruturalmente, o padrão de Escolas de Ensino Médio (EEMs) tem até dez salas de aula, sempre integradas com laboratórios de Línguas, Informática e de Ciências (Química, Biologia, Física e Matemática), ginásio poliesportivo (com cobertura, arquibancada e vestiários) e anfiteatro.

Já o modelo de EEEP inclui ainda auditório, biblioteca, blocos pedagógico e administrativo, além de laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, no intuito de melhor preparar jovens para o mercado de trabalho. A quantidade de salas passa para 12, além dos laboratórios de Línguas, Informática e Ciências no padrão das EEMs.

Hoje, a rede pública estadual de ensino conta com 35% das suas unidades em tempo integral. São 130 escolas regulares com esta modalidade de ensino, às quais se somam as 122 Escolas Estaduais de Educação Profissional que ofertam, ao mesmo tempo, Ensino Médio e cursos técnicos. Segundo levantamento da Seduc, o investimento previsto para o Programa de Ensino Médio Integral chegará a R$ 316 milhões, com recursos estadual e federal, até fim do ano.

Bons resultados

Vitória de Almeida e Mateus Roberto, alunos do 3º ano do Ensino Médio da EEM Doutor César Cals, são exemplos de que investir em espaços que propiciem uma educação de qualidade forma cidadãos mais preparados para os desafios do futuro. A escola conta hoje com cerca de 1.500 alunos e 80 professores, somando os turnos manhã e tarde.

“Entrei na César Cals em 2017, e de lá pra cá vi todas as mudanças que a nossa escola passou. As salas e as carteiras ficaram mais confortáveis, fora o espaço que a gente tem hoje pra merendar, muito melhor. Me sinto bem estudando aqui”, comenta Vitória, inscrita no Concurso de Redação do projeto Redação Enem: Chego Junto, Chego a 1.000.

“Aqui a gente tem suporte e o incentivo dos professores, não só pra estudar as matérias normais, mas pra vida mesmo, pra decidir qual carreira vamos seguir”, fala Mateus, participante do Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) da escola, projeto desenvolvido pela Seduc na rede estadual.