Livro do Ipece traça comparativo da produtividade setorial do trabalho do Ceará com o Brasil

3 de setembro de 2019 - 17:18 # # #

Pádua Martins - Ascom Ipece

Existe uma grande diferença no nível da produtividade agregada por pessoal ocupado e por horas trabalhadas entre o Brasil e o Ceará, mas apesar disso, a cearense apresentou uma taxa anual média de crescimento bem acima daquela registrada pelo país, revelando um nítido movimento de convergência da produtividade estadual para a média nacional até 2016. A produtividade do setor de serviços no Ceará supera a da indústria. Entre os anos de 2004 e 2016, a agropecuária cearense, a exemplo do Brasil, foi também o setor que registrou a maior média anual de crescimento, superando os da indústria e serviços. Os setores da indústria e serviços (exclusive aluguéis) cearenses apresentaram médias anuais de crescimento superiores àquelas registradas pelo país. Um caso curioso é o da indústria cearense, que mesmo perdendo forte participação no valor adicionado e ganhando participação no pessoal ocupado e nas horas trabalhadas, ainda conseguiu expandir o valor da produtividade ao longo dos anos, mais que o dobro da média nacional.

As constatações – e muitas outras – estão no livro “Dinâmica da Produtividade Setorial do Trabalho da Economia Cearense no Período 2002-2018: uma Análise Comparativa com o Brasil”, que acaba de ser lançado pela Diretoria de Estudos Econômicos (Diec) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará. O documento, de autoria do analista de Políticas Públicas do Ipece, Alexsandre Lira Cavalcante, também revela que as médias anuais de crescimento da produtividade por hora trabalhada para cada setor foram também maiores comparadas com a produtividade por pessoal ocupado em função da redução da jornada média de trabalho em cada um dos três setores também dentro do estado ao longo dos anos.

De acordo com Alexsander Lira, o livro tem por objetivo o desenvolvimento de indicadores de produtividade do trabalho agregado e setorial para o Ceará, realizando uma análise comparativa do desempenho da produtividade do Estado com o Brasil. A metodologia proposta no trabalho está em linha com outras pesquisas já desenvolvidas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/ Ibre) para a economia brasileira. A partir da análise foi possível fazer uma comparação do desempenho da produtividade agregada e setorial do Ceará com o Brasil, considerando dois diferentes tipos de fator trabalho, a saber, o pessoal ocupado e as horas trabalhadas, permitindo, assim, uma análise do desempenho da economia cearense.

O livro, que faz parte das edições do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará (Alce), tem apresentação do presidente da Assembléia, deputado José Sarto, e prefácio de João Milton Cunha de Miranda, presidente do Inesp. Com 100 páginas, a obra está dividida em oito capítulos: introdução; literatura sobre produtividade do trabalho; base de dados e metodologia; evolução setorial do valor adicionado, pessoal ocupado e das horas trabalhadas; análise setorial da produtividade do trabalho; desagregação das atividades de outros serviços e agropecuária; avaliação recente da produtividade do estado do Ceará e conclusão.