Ministro da Saúde de Cabo Verde visita a ESP/CE para futuras parcerias

6 de setembro de 2019 - 11:36 # # # #

Ascom ESP

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), recebeu nesta quinta-feira (05) a visita do Ministro da Saúde e Segurança Social de Cabo Verde, Arlindo Rosário. O gestor esteve na instituição com o objetivo de conhecer os programas, as ações e as iniciativas desenvolvidas pela Escola.

O ministro participou de uma apresentação que reuniu os centros e diretorias da ESP/CE, além de um grupo de residentes de Cabo Verde que estudam Medicina atualmente no Ceará. A ideia é que se possa ampliar ainda mais a construção de parcerias para o desenvolvimento de ações em saúde e fortalecer os programas de formação em parceria com o país africano.

O superintendente da ESP/CE, Salustiano Pessoa, falou diretamente aos médicos cabo-verdianos em formação no Ceará e ressaltou a relevância e o preciosismo das contribuições que os profissionais têm dado ao estado. “Vocês terão a capacidade de transformar Cabo Verde em um polo de conhecimento para toda a Costa Leste da África”, projetou.

Formação

Atualmente, 50 médicos daquele país já foram formados pelo Programa de Residência Médica da ESP/CE e 14 desses profissionais encontram-se em processo de formação nas seguintes unidades de saúde: Hospital Universitário Walter Cantídio, Maternidade Escola Assis Chateaubriand, Santa Casa de Misericórdia, nas cidades de Sobral e Fortaleza, e na Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues.

O ministro Arlindo Rosário pontou a existência de um grande leque de ações a serem partilhadas e implementadas entre o país africano e o estado cearense. Ele destacou a relevância de projetos a serem executados conjuntamente em áreas complementares, como a saúde infantil, por exemplo. “É uma alegria chegar aqui e ver meus patrícios tão bem acolhidos, bem integrados. E esse é um apoio que não é apenas institucional, mas também é um apoio fraterno e de amizade, e isso me deixa muito contente”, afirmou.

De acordo com o gestor, a intenção é que essa parceria com a ESP/CE seja agora formalizada para um efetivo reforço na cooperação entre Ceará e Cabo Verde. Segundo Arlindo Rosário, a intenção é que essa parceria possa se estender para além da área médica, abrangendo também os campos de gestão, tecnologia da informação, entre outros. “Nosso maior desafio está nos recursos humanos. E esse é um momento também para reconhecer aquilo que o Ceará tem feito para nos ajudar”, completou.

Esse aspecto cooperativo entre nações foi igualmente ressaltado por Valéria Góes, Diretora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ela destaca o papel do Ceará como o primeiro estado a trabalhar na qualificação dos médicos que, após realizarem a formação no estado, retornaram a Cabo Verde para atuar a serviço de seu país. “E a ESP/CE, com esse portfólio muito grande de cursos, vai desenvolver um papel importantíssimo porque já tem a experiência da formação”, enfatiza.

Segundo o Ministro da Saúde e Segurança Social, Arlindo Rosário, Cabo Verde conta atualmente com 277 médicos especialistas em seu sistema de saúde, além dos 55 profissionais que atuam em Cuba. De acordo com o gestor, o país africano conta com uma escola de medicina. Os profissionais em formação passam três anos em Cabo Verde, dois anos em Portugal, e retornam à ilha no sexto ano para concluir os estudos.
Hora: de 8h às 12h.