Uece é contemplada em edital que reforça a pesquisa com profissionais do Reino Unido

6 de setembro de 2019 - 14:52 # # # # #

Fátima Serpa - Ascom Uece

O projeto do professor Paulo Henrique Maia vai contribuir para o aumento da internacionalização do Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação da Uece

Imagine a seguinte situação: é horário de pico em um grande centro urbano, e o centro de transplantes de um hospital A recebe a notificação que um órgão esperado por paciente para transplante está disponível em um hospital B.As unidades contatam uma empresa de drones, que fará todos os arranjos necessários para que o órgão seja transportado entre os hospitais por um drone, evitando assim o tráfego de automóveis. Em um determinado ponto do percurso, a bateria do veículo aéreo não tripulado atinge o valor de 10% e, de acordo com sua especificação, ele fará um pouso de emergência. Contudo, o drone estava a apenas a 500 metros do hospital A e, dado que o vento está a favor, seria possível chegar no destino mesmo com aquela bateria, completando assim a missão de entrega do órgão.

Foi pensando em resolver problemas que envolvem a adaptação de sistemas em situações excepcionais que o professor Paulo Henrique Maia, do curso de Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação (MACC), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), propôs o projeto “Cautious Adaptation of System of Systems”, que teve como parceiro britânico o professor Yijun Yu, da Open University. O projeto foi um dos contemplados no Edital CONFAP CNPq UK Academies 2018, que visa fornecer suporte para pesquisadores do Reino Unido que queiram estabelecer ou fortalecer colaboração com pesquisadores do Brasil. No total, foram 80 propostas aprovadas, dentre as 116 submetidas às Fundações participantes.

O projeto visa propor uma abordagem de adaptação “cautelosa” que suporte a mudança do comportamento em tempo de execução de um componente integrante de um sistema de sistemas, ou seja, sistemas existentes e independentes entre si, mas que têm que colaborar para realizar novos objetivos. Tal adaptação só ocorre sob condições excepcionais para satisfazer os novos requisitos globais do sistema integrador, de forma que garanta a satisfação dos requisitos originais dos sistemas individuais. No exemplo citado no início, o drone poderia adaptar seu comportamento naquela situação excepcional (vento favorável e proximidade do destino) a fim de garantir o requisito global (a entrega do órgão), mas de forma que sua especificação original (fazer um pouso de emergência quando a bateria atingir 10%) seria respeitada em circunstâncias normais.

Vale ressaltar que esse é o segundo projeto que o professor Paulo Henrique teve aceito em conjunto com a Open University. Ano passado ele foi um dos contemplados com o Newton Mobility Grant, premiação da Royal Society britânica que permitiu o professor da Uece ficar por 45 dias como professor visitante na instituição inglesa, oportunidade onde pode iniciar a colaboração com o professor Yu e outros pesquisadores da Open University. O projeto aprovado no edital UK ACADEMIES é um resultado dessa colaboração inicial, que já resultou em dois artigos científicos em dois dos mais prestigiados congressos internacionais na área de automação e adaptação de software. Além do professor Paulo Henrique, dois alunos de mestrado e mais dois alunos de iniciação cientifica também fazem parte do projeto, todos membros do Grupo de Engenharia de Software Distribuído (GESAD), coordenado pelo professor.

O projeto irá custear a visita de 16 dias do professor Yu ao MACC, oportunidade na qual será possível não só progredir nessa pesquisa, mas também abrir novas frentes de investigação em outras áreas correlatas que e que envolvam outros pesquisadores e alunos do programa de mestrado, contribuindo assim para um aumento da internacionalização do MACC e da Uece.