CEGÁS divulga empresas selecionadas na chamada pública para aquisição de gás natural

10 de setembro de 2019 - 16:38 # #

Paulo Mota - Ascom CEGÁS

A Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) divulgou, nesta segunda-feira (9), a relação das empresas declaradas aptas para prosseguirem na fase de negociação dos contratos de suprimento no âmbito da chamada pública para aquisição de gás natural. As empresas selecionadas são a Golar Power Comercializadora de Gás Natural Ltda, Petróleo Brasileiro S/A e Shell Brasil Petróleo Ltda.

A partir de agora, as empresas selecionadas iniciarão um processo de negociação com a CEGÁS sobre os termos e condições dos contratos a serem assinados entre as partes até dezembro próximo. Esclarecimentos adicionais podem ser obtidos através do e-mail chamadapublicagn@cegas.com.br.

O processo de chamada pública da CEGÁS foi feito em parceria com as distribuidoras de gás natural dos estados de Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe e alcançaram um resultado significativo. O prazo de entrega das propostas terminou no dia 12 de abril passado.

No total, a chamada recebeu 23 propostas, de nove players nacionais e internacionais, contemplando 38 modalidades de suprimentos. As propostas recebidas foram encaminhadas para análise de aderência e conformidade ao edital de cada concessionária.

O objetivo da chamada é diversificar as fontes supridoras de gás natural e buscar preços mais competitivos para obter condições mais favoráveis de desenvolvimento e competitividade às indústrias da região e do Ceará.

“O resultado da chamada foi expressivo. Entre as regiões do País, o Nordeste é o que possui o maior mercado do setor fora do eixo Rio–São Paulo, o que atrai a atenção de grupos nacionais e internacionais da cadeia produtiva do gás natural. Com essa iniciativa, as distribuidoras reforçam ainda mais o seu papel de expansão das redes de distribuição, buscando atender cada vez mais consumidores a condições competitivas”, afirma o presidente da CEGÁS, Hugo Figueirêdo.

Para a chamada, as distribuidoras do Nordeste somam um volume potencial de aquisição de 9,4 milhões de metros cúbicos diários do combustível.